I Encontro “O Interior da Educação no Centro da Natureza

04 Junho 2021

Teve início, na manhã de hoje, o I Encontro “O Interior da Educação do Centro da Natureza”, com uma sessão de boas-vindas a José Pacheco, conceituado professor e pedagogo e mestre em Ciência da Educação, pela Universidade do Porto, que defende um sistema de ensino que rompe com o padrão “tradicional”.

Este encontro, desenrolar-se-á até à próxima segunda-feira, sendo que estão previstas 4 sessões subordinadas ao tema “Um Aprilis da Educação Inserido no Périplo do Prof. José Pacheco em Portugal”. Estas sessões, serão destinadas a grupos alvo distintos, como decisores políticos, técnicos municipais, pais e encarregados de educação, e também a professores, colaboradores e alunos do Agrupamento de Escolas, Escala de Pampilhosa da Serra.

José Pacheco é um crítico confesso do modelo tradicional de ensino, por considerar que está obsoleto, sendo que, entre outras ideologias, defende que a aprendizagem deve ter por base valores como a autonomia, a liberdade ou a entreajuda. Partindo deste pressuposto, o professor e pedagogo, considera que o aluno deve ser respeitado como ser humano que é, consciente e autónomo, e que o ensino não deveria reger-se por divisão de turmas ou idades.

Assim, é a partir deste “aprilis na educação” que, ao longo dos próximos dias, os vários grupos conversarão e partilharão experiências e ideologias, sempre com o objetivo de encontrar metodologias que potenciem a aprendizagem, a educação, mas que, sobretudo, valorizem a individualidade de cada aluno.

captura_de_ecra__52_