Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Dark Sky Aldeias do Xisto já está em “órbita”

Geral
Cartaz dark sky formacao 1 1024 2500
20 Maio 2021

A ADXTUR (Aldeias do Xisto) iniciou na passada terça-feira um ciclo de ações de formação, no âmbito do projeto Dark Sky Aldeias do Xisto, sendo que nos dias 19, 20 e 21 ocorrerá, na aldeia de Fajão, a retoma do Project@X – Viagem à Luz da Estrelas.

Os alunos da Licenciatura em Design do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro estarão de volta às aldeias com o mote “Viagem à Luz das Estrelas, sendo que o enfoque recairá na interpretação do “céu noturno de forma holística: experiência, artefactos, comunicação e interação”, conforma explica a ADXTUR em comunicado.

No que diz respeito às ações de formação Dark Sky Aldeias do Xisto, têm como objetivo “preparar o território e os seus agentes para a afirmação de um destino de astroturismo e a construção de produtos turísticos”, e são dirigidas a entidades públicas, agentes privados e guias dos céus, abordando as temáticas do astroturismo, astronomia e poluição luminosa.

Todas as ações de formação terão uma componente teórica, que decorrerá, nesta fase, em ambiente online, e uma componente prática presencial, sendo que algumas das ações de terreno irão integrar o calendário de verão das Aldeias do Xisto.

Segundo a ADXTUR, as ações de formação, até ao dia 22 de junho, destinam-se aos parceiros públicos das Aldeias do Xisto, sendo que posteriormente estender-se-ão aos agentes privados.

Partilhar