'Dado a Saltar, Património a Salvaguardar' - (Com vídeo!)

19 Maio 2021

🔍🎲 No dia 18 de maio, assinalou-se o Dia Internacional dos Museus. De forma a assinalar esta efeméride, o Museu Municipal foi para a rua com o desafio «Dado a saltar, Património a salvaguardar», com o objetivo de pôr à prova os conhecimentos dos Pampilhosenses, ao mesmo tempo que se pretendeu relembrar e dar a conhecer parte do património local.

⬇️

Sobre o dia Internacional dos Museus (18 de maio):

A celebração da data é feita desde 1977, por proposta do Conselho Internacional dos Museus (ICOM), com o objetivo de consciencializar o público em geral sobre o papel dos Museus no desenvolvimento da sociedade, promovendo a salvaguarda do património cultural.

Em Portugal, tal como em outros países, as medidas de contenção da pandemia COVID-19 obrigaram ao encerramento dos espaços culturais, tendo os Museus sentido, em 2020, uma quebra de 70% nos visitantes. O Conselho Internacional dos Museus, refere que: «A par de outros sectores, o da Cultura foi também um dos mais afetados, e os Museus, em particular, com sérias repercussões económicas, sociais e psicológicas».

No entanto, a crise também serviu como um catalisador para inovações cruciais, algumas já em curso, nomeadamente na digitalização e na criação de novas formas de experiências culturais e comunicação.

Neste sentido, o Dia Internacional dos Museus, que tem como tema este ano «O futuro dos Museus: recuperar e reimaginar», centrar-se-á nos desafios de recuperação e reinvenção destes espaços face à crise provocada pela pandemia de COVID-19.

O Serviço Educativo do Museu Municipal de Pampilhosa da Serra tem vindo a estreitar essa ligação em tempos de confinamento, dinamizando atividades, nomeadamente com o público sénior através do uso das plataformas digitais.