Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra recebem VDTD por parte do Município e oficializam 2.ª equipa EIP

18 Maio 2021

No dia 16 de maio, a secção de Unhais-o-Velho dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, foi palco da oferta de um veículo destinado ao transporte de doentes não urgentes por parte da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e da formalização da instalação de uma 2.ª equipa EIP na respetiva Associação Humanitária, equipa essa que irá operar precisamente a partir destas instalações.

Esta cerimónia simples, que contou com a presença de cerca de 20 operacionais dos Bombeiros Voluntários, ficou marcada pelas palavras de reconhecimento e apoio a estes operacionais que prescindem do seu tempo livre em prol da comunidade. Nas palavras de João Ramos, presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, este é um “momento de significado valor”, pois “sabemos a entrega e abnegação destes bombeiros” que “trocam o conforto das suas famílias e dos seus lares” para estarem “sempre prontos a servir a causa”.

De resto, este reconhecimento foi extensível ao Comando Distrital de Operações de Socorro. Para o 2.º Comandante Distrital, Nuno Seixas, “Pampilhosa da Serra tem sido um exemplo no combate a incêndios” tendo efetuado “um bom trabalho e evitando problemas maiores”. Nesse sentido, Nuno Seixas acrescentou ainda que “este apoio”, dado pela Câmara Municipal, “nunca é demais” e “cujo fim é sempre bem proveitoso” sendo prova disso a recente atribuição da 2.ª equipa EIP que “o senhor Presidente da Câmara tanto desejava”.

Um desejo finalmente concretizado após vários anos de reivindicações. José Brito, Presidente da Câmara Municipal, afirmou mesmo que nunca deixou de lutar por esta 2.ª equipa EIP, sempre que teve contacto com elementos do governo, porque considera “uma injustiça tremenda ter uma secção destacada a 25 quilómetros e não ter uma equipa EIP”, uma vez que tem conhecimento de “quarteis a 5 quilómetros um do outro” cada um com a sua equipa de intervenção permanente. José Brito afirma que se as EIP’s têm o objetivo de dotar as corporações de operacionais prontos a sair em caso de necessidade “então faz todo o sentido que haja uma EIP na secção de Unhais-o-Velho”.

Nesta cerimónia foram também doadas, por parte da Câmara Municipal, 50 macas para equipar as 10 viaturas de combate a incêndios dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, com o objetivo primordial de proporcionar melhores condições de descanso aos operacionais quando se encontram destacados, por vezes mais de 48 horas consecutivas, no combate a incêndios florestais.

nova_eip_e_entrega_de_ambulancia_na_seccao_de_unhais_o_velho__jose_brito_e_joao_ramos____08
nova_eip_e_entrega_de_ambulancia_na_seccao_de_unhais_o_velho___04