Pampilhosa da Serra recebeu Conferência sobre Gestão da Vegetação

13 Maio 2021

O Edifício Monsenhor Nunes Pereira, em Pampilhosa da Serra, acolheu, hoje, a “III Conferência Gestão da Vegetação”, na qual se discutiram as melhores práticas em matéria de gestão da vegetação, assim como as oportunidades do novo enquadramento da rede de faixas de gestão de combustível, com vista à sustentabilidade e preservação do património florestal.

Esta foi a terceira conferência dedicada ao tema da gestão da vegetação organizada pela E-REDES, este ano em parceria com o PÚBLICO.

Na abertura deste evento, ouviram-se as intervenções de Ângelo Sarmento, membro do Conselho de Administração da E-REDES, José Brito, presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, e João Catarino, secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

O encerramento da conferência esteve a cargo de José Ferrari Careto, presidente do Conselho de Administração da E-REDES, que salientou que a gestora das redes de eletricidade “tem feito uma aposta significativa no desenvolvimento de soluções inovadoras com vista à gestão, manutenção e monitorização das redes elétricas, com especial enfoque nos espaços florestais”.

José Ferrari Careto anunciou ainda que “a E-Redes vai investir, até ao final deste ano, 14,5 milhões de euros em ações de inspeção e de intervenção nas zonas de proteção e nas faixas gestão de combustível junto às linhas de eletricidade, com o intuito de garantir a melhoria da qualidade de serviço e a segurança das redes elétricas”.

No debate que antecedeu o discurso do presidente do Conselho de Administração da E-Redes, intervieram ainda Carlos Fonseca, biólogo e CTO do ForestWISE – Laboratório Colaborativo para a Gestão Integrada da Floresta e do Fogo, Jóni Vieira, da Montis, José Miguel Cardoso Pereira, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia e responsável pelo grupo de investigação em Ecologia Florestal do Centro de Estudos Florestais, e Luís Marcelino Ferreira, do Instituto Superior Técnico.

A 3.ª Conferência Gestão da Vegetação decorreu em formato digital, com transmissão em direto a partir da página de facebook do jornal PÚBLICO.

2021_05_08_gestao_da_vegetacao_e_alternativas_na_prevencao_de_incendios_3