7ª Alteração ao Orçamento – Reconstrução de Pontão sobre a Ribeira da Póvoa e Projeto de Execução de Viaduto implicam reforço de 546.000,00€

11 Maio 2021

Foi aprovada, por unanimidade, a 7ª Revisão ao Orçamento e Grande Opções do Plano, que implica um reforço orçamental de 546 mil euros.

Na base da decisão estão ainda as consequências provocada pela tempestade Elsa e a depressão Fabien, que em dezembro de 2019 atingiram a região centro com particular gravidade. Em Pampilhosa da Serra, estes fenómenos atmosféricos fizeram ruir o Pontão sobre a Ribeira da Póvoa, junto à ETAR, e levaram ao desabamento de parte de um viaduto no limite do concelho, localizado na estrada entre a aldeia da Mata e a aldeia de Cavaleiros.

Tratando-se de requalificações de elevada exigência técnica, ambos os projetos foram submetidos a rigorosos estudos geológicos e geotécnicos, tendo sido aprovados recentemente. Neste sentido, o executivo prevê que os projetos sejam comparticipados a 100% pelo Governo, que já abriu as respetivas candidaturas.

No que diz respeito à obra referente ao Projeto de Execução do Viaduto, irá permitir repor as condições de circulação pedonal e rodoviária, após o colapso parcial da plataforma devido ao escorregamento do talude. O projeto de requalificação do Pontão e respetiva abertura do concurso público tinham sido aprovados em reunião extraordinária da Câmara Municipal, realizada a 29 de abril.

Ambas as intervenções deverão estar concluídas até ao final do ano.

escorregamento_de_talude__2_
pontao_sobre_a_ribeira_da_povoa