Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra recebe unidade móvel de prestação de cuidados de saúde

22 Abril 2021

Com o intuito de aproximar a prestação de cuidados de saúde dos cidadãos, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra procedeu à aquisição, através de cofinanciamento do Programa Operacional Regional Centro 2020, de 19 viaturas Renault Kangoo ZE, veículos 100% elétricos adaptados para unidades móveis de prestação de cuidados de saúde, de forma a poder dotar cada um dos 19 municípios da sua comunidade com uma destas viaturas.

Desse modo, foi realizada hoje, dia 22 de abril, a entrega de uma viatura ao Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra, uma iniciativa onde Edmilson Soares da Cunha, coordenador do Centro de Saúde, aproveitou para agradecer este contributo afirmando que este veículo “trará maior acessibilidade não só aos cuidados de saúde mas também mobilidade ao pessoal técnico para chegar à nossa população, que é no fundo a nossa missão”.

Uma missão que fica agora mais reforçada com a dotação de uma viatura com equipamentos como um contentor de acondicionamento e transporte de resíduos hospitalares do grupo quatro, dois contentores de acondicionamento e transporte de resíduos hospitalares do grupo três, um aspirador de secreções, um monitor ambulatório de pressão arterial, um nebulizador ultrassónico e ainda um oxímetro e respetiva mala de transporte.

De referir ainda que esta iniciativa teve a parceria da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra. Segundo José Brito, Presidente da Câmara Municipal, “cada uma das 19 Câmaras Municipais pagou 15% do investimento, correspondente à componente nacional”, sendo ainda responsável pela manutenção e operacionalização da viatura, disponibilizando um funcionário que “encarregar-se-á de ter a viatura sempre impecável, limpa e carregada, à disposição do Centro de Saúde”, podendo estes “requisitá-la sempre que quiserem utilizar a viatura”.

O Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra fica assim dotado de novas ferramentas que permitem um apoio domiciliário mais eficaz no sentido de aproximar os pampilhosenses da prestação de cuidados de saúde.

nota_de_imprensa___centro_de_saude_de_pampilhosa_da_serra_recebe_unidade_movel_de_prestacao_de_cu...