Executivo Municipal participa em Webinar da CIM-RC sobre os novos recursos para a valorização da floresta

22 Março 2021

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore, o executivo municipal de Pampilhosa da Serra, através do Sr. Presidente, José Brito, e do Sr. Vice-Presidente, Jorge Custódio, participou numa sessão webinar, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e o Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra, sob o tema “Os novos recursos para a valorização da floresta”.

Nesta sessão, cuja abertura ficou a cargo do Sr. Presidente da CIM-RC, José Carlos Alexandrino, foram discutidas as mais variadas temáticas relacionadas com a floresta, nomeadamente “A floresta no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência”, que contou com o Sr. Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, como orador, “O Programa de Transformação da Paisagem: Uma oportunidade?”, pela Sr.ª Diretora Geral do Território, Fernanda Carmo, “O cadastro da propriedade rústica como um recurso para a operacionalização das políticas florestais”, pela Sr.ª Coordenadora Adjunta da Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado, Carla Mendonça, e “O papel das equipas/brigadas de sapadores florestais na valorização dos espaços florestais” pelo Sr. Comandante Nacional da Força de Sapadores Bombeiros Florestais, Rui Almeida.

Após um fim-de-semana marcado pelo anúncio por parte do Governo Português do investimento de sete mil milhões de euros na transformação estrutural da floresta nacional, de forma a evitar as monoculturas, até 2030, e da apresentação de uma bolsa de maquinaria, acessível a organizações de produtores florestais e a comunidades intermunicipais, para prevenção e combate a incêndios florestais, torna-se claro o novo olhar por parte do Governo Central para a nossa floresta, essencial para a revitalização e valorização da mesma, pelo que o executivo municipal de Pampilhosa da Serra está atento a esta temática, deveras importante para o presente e futuro do concelho.