Projeto de Arranjo Urbanístico do Cabecinho vai a concurso

10 Março 2021

Foi hoje aprovado, em reunião extraordinária da Câmara Municipal, o projeto de arranjo urbanístico da zona do “Cabecinho” e respetiva abertura de procedimento de concurso público.

A intervenção visa melhorar o estado de conservação geral, paisagístico e a funcionalidade de um local muito acarinhado pela maioria dos Pampilhosenses. Para o efeito, este projeto urbanístico prevê um conjunto de intervenções de reorganização, a serem executadas na margem direita do Rio Unhais, como a arborização do local e a reparação da levada.

A inclusão de um bar de apoio com WC, a recuperação dos antigos moinho e lagar, a integração de uma parede de escalada, de um campo de volley de praia e de um escorrega de grande dimensão, são também algumas das intervenções descritas no projeto. Está ainda prevista a inclusão de uma zona de refeições, de uma pequena bancada, bem como de uma zona de descanso com espreguiçadeiras fixas.

Como local simbólico de convívio, diversão e lazer “adotado” por várias gerações de Pampilhosenses, o objetivo é conferir ao espaço a dignidade que lhe é devida, aliando a modernidade ao contacto direto com a natureza, no fundo para que continuem a ser colecionados agradáveis momentos entre família e amigos.

Este é igualmente um projeto que reflete a aposta continuada por parte do Município no turismo de natureza, assente na promoção de caraterísticas como a qualidade do ar, da água ou da imponência paisagística, considerados com os verdadeiros luxos do século XXI.

O valor base a concurso deste projeto é de 744.000,00€.

projeto_de_arranjo_urbanistico_do_cabecinho___reuniao_extraordinaria
cabecinho___vista_aerea__1_