Destaques da Assembleia Municipal

21 Fevereiro 2021

Na passada sexta-feira, dia 19 de fevereiro, realizou-se a primeira sessão ordinária da Assembleia Municipal do ano. Após sugestão do Presidente da Assembleia Municipal, Hermano Almeida, a sessão começaria com um minuto de silêncio em homenagem a José Henriques da Cunha, médico e antigo presidente da Assembleia Municipal que faleceu em dezembro do ano passado.

Nas palavras do Presidente da Câmara Municipal, José Brito, era um “homem de fino trato”, que “fez muito por esta terra e viveu com muita intensidade todo este concelho”. “Muito nos honrou tudo o que ele fez pela Pampilhosa da Serra enquanto médico e enquanto presidente da Assembleia Municipal”, acrescentou. Também Hermano Almeida e Anselmo Gonçalves, deputado da bancada do PS, expressaram sentidas palavras de homenagem a José Henriques da Cunha, prova de que a admiração que todos nutriam pela sua pessoa ia muito para além do domínio político.

O desenrolar do Plano de Vacinação à Covid-19 no concelho de Pampilhosa da Serra foi explanado na Assembleia. De acordo com José Brito e “segundo dados oficiais”, até ao dia 16 de fevereiro tinham sido vacinadas 166 pessoas com toma completa e 159 com a primeira dose”, num total de 325 pessoas abrangidas até à data.
De forma a criar “mais espaço e funcionalidade”, José Brito informou que o “município em perfeita articulação com o Centro de Saúde e o Delegado de Saúde”, “acoplou uma tenda” junto às instalações do Centro de Saúde para auxiliar na implementação deste plano de vacinação.

O Vice-Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, esclareceu ainda que este processo não é liderado pela Autarquia, “que apenas está a tentar ajudar de maneira a que este processo seja o mais célere e eficaz possível”. Nesse sentido, o autarca explicou que a Câmara Municipal já criou um “call center” devidamente articulado com as Autoridade de Saúde, através do qual funcionários da autarquia “vão estar dedicados a contactar todas pessoas que vão ser vacinadas”, seguindo a listagem que vai sendo atualizada pelo Centro de Saúde.

“Depois do contacto”, salientou Jorge Custódio, caso as pessoas precisem de transporte, a Câmara Municipal já tem preparado um sistema que contará “com a ajuda da rede de táxis” do concelho, de modo a que todas as pessoas, sem exceção, possam deslocar-se ao Centro de Saúde no dia próprio “para serem vacinadas”.
De seguida, a Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, a passagem para o domínio público de “um prédio urbano em ruínas” que foi doado pelos proprietários, junto ao Largo da Cancela, no Trinhão, e que servirá para alargar o espaço.

Após sugestão dos Presidentes de Junta, foi votada e consumada a eleição da Presidente de Junta de Freguesia do Cabril, Anabela Martins, como representante das Juntas de Freguesia para o Conselho Municipal de Educação.

Antes do fecho da sessão, o deputado municipal César Oliveira viria a propor a atribuição de um voto de louvor a todos os que colaboram com o CCN Jornal, projeto de comunicação da Câmara Municipal criado em maio do ano passado. A sugestão foi aceite e aprovada por unanimidade pela Assembleia Municipal.

assembleia_municipal_20_02_2021_1
assembleia_municipal_20_02_2021_2