Município e Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata entregam bolsas de estudo a alunos do ensino superior residentes no concelho

28 Dezembro 2020

Decorreu hoje, no Auditório Municipal de Pampilhosa da Serra, a cerimónia de atribuição de Bolsas de Estudo Municipais a 13 alunos do concelho que ingressaram este ano letivo no ensino superior. Uma medida de apoio, no total de 11.850€, que, nas palavras do Sr. Presidente da Câmara Municipal, José Brito, pretende refletir a “importância da educação para o futuro do concelho de Pampilhosa da Serra”, sendo, “de alguma forma, uma obrigação do Município, dentro daquilo que é possível, ajudar os jovens pampilhosenses no ingresso no ensino superior”.

Um ingresso no ensino superior que se pretende de sucesso para estes 13 jovens pampilhosenses e que esta atribuição pretende motivar de forma a alcançarem o melhor aproveitamento possível. Segundo José Brito, “o ensino na Pampilhosa da Serra é tão bom como nos outros sítios” sendo que estes alunos atingiram “notas de excelência, mesmo a nível nacional”, deixando ainda o desejo que continuem a seguir “este sucesso”, com muito “empenho para que no fim, depois deste esforço por parte da Autarquia e principalmente dos pais, porque este apoio é apenas uma pequena ajuda, se sintam felizes por terem atingido os vossos objetivos”.

Também no mesmo dia, foram atribuídas Bolsas de Estudo pela Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata a 3 alunos pampilhosenses, uma iniciativa no âmbito do Regulamento “Educação +” que prevê a atribuição de 3 bolsas anuais a estudantes do ensino superior residentes no concelho, num valor total de 6.000€. Um apoio que visa dar continuidade aos seus fins estatutários e ao cumprimento da sua honrosa missão.

As 3 bolsas atribuídas, duas de continuidade e uma inicial, correspondem a um valor total de 2.000€ por aluno, sendo, nas palavras de Jorge Custódio, Presidente do Conselho de Administração, em regime de substituição, um contributo da Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata no apoio à prossecução de estudos superiores por parte destes jovens pampilhosenses, deixando ainda o lamento de não poderem ser contemplados todas as nove candidaturas a este apoio, devido ao escasso orçamento previsto pela Fundação para este efeito, que, recordou, provém maioritariamente de fundos privados.