Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2021: combate à pandemia é prioridade

19 Novembro 2020

O executivo da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, aprovou, por unanimidade, a proposta do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2021.

O valor total previsto no documento, que será submetido a apreciação na próxima Assembleia Municipal, é de 13.822.746€, o que corresponde a um aumento superior a 2 milhões euros face ao orçamento do ano transato.

Como não podia deixar de ser, este montante engloba um reforço financeiro significativo no âmbito da prevenção e combate ao atual contexto pandémico, condição que o executivo encara como prioritária neste orçamento.

Tal como se verificou desde o eclodir da pandemia no país, a Autarquia pretende manter ativas as linhas municipais de emergência e dar continuidade à aquisição de materiais de proteção individual e de testes de diagnóstico à Covid-19, até que a situação assim justifique.

O apoio às famílias mais carenciadas, ao tecido empresarial do concelho e também às instituições que intervêm em matéria de segurança e saúde no concelho, é também primordial e será permanentemente ajustado em função das consequências provocadas pela pandemia.

Para além das preocupações sociais, a previsão da subida das receitas do Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2021 está relacionada com o financiamento a que a Autarquia espera ter acesso – no final do presente quadro comunitário e início do próximo -, para levar a cabo um conjunto de projetos estruturantes em perspetiva para o concelho.

Apesar de todas as iniciativas previstas e das contingências imediatas e futuras decorrentes pandemia, o controlo da dívida global, bem como a seletividade da despesa municipal, continuam a ser vetores centrais do orçamento municipal. As medidas, meios e métodos para que a vida dos Pampilhosenses seja melhorada estão enunciadas, sobretudo, nos seguintes eixos estratégicos: coesão social; economia; emprego; cultura; educação; turismo e desenvolvimento. Nesse sentido e para que haja uma harmonização do plano estratégico, estas áreas de intervenção não foram descuradas, uma vez que são consideradas basilares para o crescimento e desenvolvimento do concelho.

orcamento_e_gop_2021