Atividades do CLDS 4G Pampilhosa Inspira-Ação continuam a mobilizar população concelhia

30 Outubro 2020

No passado dia 29 de outubro, o projeto CLDS 4G Pampilhosa Inspira-Ação, dinamizou uma sessão designada “Conversas Comunitárias”, que se destinou à população sénior da vila de Pampilhosa da Serra. A iniciativa debruçou-se sobre a identidade e as caraterísticas específicas da vila, nomeadamente as suas origens, o seu património, as tradições, os costumes e os saberes, num ambiente de partilha coletiva e convivo.

Por outro lado, nos dias 14, 20 e 27 deste mês, nas localidades de Brejo de Cima, Póvoa e Fajão, respetivamente, os técnicos do projeto dinamizaram sessões de debate cívico e participativo, com recurso à metodologia “Focus Group”, sobre aspetos importantes e de caráter comum para a população locais. Através de um roteiro, moderado pelo CLDS, foi dada voz aos/às participantes de expressarem aspetos positivos e outros a serem melhorados das suas aldeias, sensibilizando para a importância da intervenção participativa e ativa na vida local e nos movimentos associativos, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento e crescimento da sua aldeia e do concelho, tornando-se agentes de mudança.

Ainda no âmbito do projeto, foi realizada, a 28 de outubro, uma reunião com as juntas de freguesia de Pampilhosa da Serra, Cabril e Portela do Fojo-Machio no sentido de apresentar a atividade “O Chefe da Tribo”. O objetivo fundamental passou por identificar possíveis residentes das aldeias destas três freguesias, capazes de liderarem, com a orientação do CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação!, ações de sensibilização que ajudem à proteção de cada aldeia, em situações de calamidade. A atividade “O Chefe da Tribo” visa melhorar a capacidade de auto-organização dos habitantes das aldeias para a proteção contra calamidades, aumentando a participação cívica consciente e informada para a prevenção e atuação em caso de calamidade, assim como reforçar a segurança e entreajuda nas localidades mais isoladas e expostas a eventuais perigos.
Para além destas iniciativas, o projeto, que está no terreno desde o dia 1 de junho, desenvolveu outras ações no seguimento dos seus 3 eixos de intervenção. São exemplos as atividades “Emprego? Eu quero! Como?”, “Juntos pela Qualificação”, “Academia de Artes e Saberes”, ou ainda a iniciativa “Clube Multicultural”.

Em todas as atividades, as normas de segurança e higiene recomendadas pela Direção-Geral da Saúde estão a ser devidamente respeitadas.

atividade_clube_multicultural_
conversas_comunitarias