Secretário de Estado visitou Projeto Piloto de Uso Múltiplo das Florestas

02 Outubro 2020

A zona do Vale do Zêzere, na freguesia de Portela do Fojo – Machio, em Pampilhosa da Serra, recebeu hoje a visita de João Paulo Catarino, Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território.

Em causa está um projeto piloto de uso múltiplo das florestas, previsto para aquela zona, que prevê a compartimentação da “mancha contínua de pinheiro e eucalipto, com outras ocupações de solo, preferencialmente agrícola”, sendo a vinha uma possibilidade, tal como o olival ou o medronheiro, esclareceu João Paulo Catarino.

José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, salientou que se trata de aproveitar “as possibilidades e os meios que agora existem”, através das “potencialidades enormes” do território, e ao mesmo tempo “protegê-lo”, acautelando também “todo o investimento que é feito na área florestal.

“A questão da vinha”, segundo José Brito, “tem a ver com um estudo que foi feito pela Universidade de Coimbra relativamente ao Vale do Zêzere”, que “devido às condições climáticas” foi considerado excelente para a produção deste tipo de plantação. O autarca reforçou ainda a sua função de “aceiro natural” e a previsível “sustentabilidade”, acrescentando que os “grandes proprietários” de terrenos do Vale do Zêzere, a Altri e a Navigator, estão “interessados em participar nestes projetos e a abdicar de determinadas áreas de eucalipto para as vocacionar para este tipo investimentos”.

O Secretário de Estado das Florestas destacou que para esta compartimentação progressiva, que conta com o envolvimento dos ministérios da agricultura e da floresta, serão disponibilizados “novos programas e novos fundos de financiamento”, “para além daqueles que já existem”. Para João Paulo Catarino, “a grande vantagem” é ter a “indústria associada ao território”, de modo a que a matéria prima seja produzida e transformada no local, estimulando o “emprego” e futuras “mais valias”.

A “proatividade enorme” que a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra tem tido no processo de reintrodução de novas espécies e novas formas de ocupação do solo, foi também salientada pelo Secretário de Estado, adiantando ainda que “foi das primeiras do país e da região do Pinhal Interior a identificar esta necessidade de voltar a reintroduzir a agricultura”.

José Brito notou por fim “a conjugação de vontades em realizar este projeto”, que João Paulo Catarino considera ser um “excelente exemplo” daquilo que o governo gostaria de “ver replicado” noutros locais.

A visita contou ainda com a presença de entidades envolvidas neste projeto piloto, nomeadamente o Diretor Regional da Agricultura, Fernando Alves Martins, aa Diretora do ICNF – Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Fátima Reis, e também do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, Jorge Brito.