“Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto”

10 Setembro 2020

A convite da Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos (APEFA), o Município de Pampilhosa da Serra, através da Biblioteca Municipal Dr. José Fernando Nunes Barata, aderiu à iniciativa nacional “Setembro, Mês da Alfabetização e das Literacias”, a decorrer de 1 a 30 de setembro de 2020.

Esta iniciativa surge como forma de assinalar o Dia Internacional da Alfabetização, celebrado a 8 de setembro, através da dinamização de várias atividades que visam sensibilizar para a importância de programas e atividades de combate às baixas literacias, e para a relevância da leitura e da escrita.

Neste sentido, a Biblioteca Municipal participa nesta iniciativa com a atividade «Quem conta um conto, acrescenta-lhe um ponto», que consiste na dinamização de duas sessões de contos, dirigidas aos utentes do Lar Sede e da Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa de Misericórdia de Pampilhosa da Serra, entidade parceira da ação. A primeira sessão decorreu no passado dia 8 de setembro, ao passo que a próxima decorrerá no dia 22 do mesmo mês.

Esta atividade visa promover o envelhecimento ativo e o bem-estar dos idosos, através da dinamização de atividades em grupo relacionadas com o livro, a leitura e as literacias, capazes de preservar a imaginação e memória dos idosos. «Os Contos de Fajão», da autoria do Padre Augusto Nunes Pereira, será o livro selecionado para estes momentos de diálogo, interação e partilha ente os idosos.

Este livro reúne um conjunto de contos, recolhidos pelo ilustre e conterrâneo Monsenhor Nunes Pereira, natural da Mata, freguesia de Fajão-Vidual, concelho de Pampilhosa da Serra, sobre a cultura e tradições da antiga vila de Fajão. São contos repletos de humor, com figuras bem conhecidas e ilustrados com xilogravuras da autoria do autor.

Devido à pandemia Covid-19, as sessões serão desenvolvidas em formato digital, como forma de cumprir as regras de distanciamento social da Direção-Geral da Saúde (DGS).

setembro_mes_da_alfabetizacao_e_das_literacias__3_