Emissão Online das Festas do Concelho – Em direto para o coração dos Pampilhosenses

16 Agosto 2020

Não foi a festa que todos desejávamos, mas foi mais uma sentida demonstração de que nenhuma contrariedade abala a união e a identidade do povo Pampilhosense. Perante as atuais circunstâncias, a emissão online das Festas do Concelho, realizada ontem, procurou reavivar e fortalecer as tradições, fomentar o regionalismo e homenagear todo os que, de variadas formas e em diversas áreas, dignificam o território e lutam pela sua vitalidade.

No fundo, a “ideia”, tal como expressou durante a emissão o Vice-Presidente da Câmara Municipal, Jorge Custódio, foi fazer com que as pessoas “estejam onde estiverem, coloquem o som alto e façam a festa em sua casa e em segurança”.

Em direto nas plataformas digitais da Câmara Municipal, ao todo foram mais de 20 mil pessoas que acompanharam a emissão online das Festas do Concelho, conduzida pela conhecida apresentadora, Laura Figueiredo, e pelo técnico da Autarquia, Miguel Lemos, a partir da Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra e da Praça do Regionalismo.

Durante mais de quatro horas, entre momentos de muita diversão e ocasiões mais emotivas, o destaque recaiu sobre os artistas e as gentes locais, as instituições e o associativismo. A tradição religiosa mereceu igual distinção, uma vez que também foi possível acompanhar em direto a celebração da eucaristia e a procissão em honra de Nossa Senhora do Pranto.

Mesmo à distância, através das inúmeras mensagens recebidas, foi possível sentir a saudade e carinho de todos os que acompanharam a celebração e não quiseram deixar de expressar o orgulho e amor pela sua terra. De facto, o distanciamento físico não impediu a ligação afetiva e emocional, fomentando o bonito espírito de confraternização que se vive ao longo das Festas do Concelho. Afinal de contas, “as gentes serranas não estão habituadas a baixar os braços, nas adversidades tentamos procurar uma alternativa”, notou ainda Jorge Custódio.

Um agradecimento muito especial também a todos que tornaram possível a realização desta bonita festa. A emissão completa continua disponível nas páginas de facebook e youtube da Câmara Municipal.

festas_do_concelho_2020__7_
festas_do_concelho_2020__4_