Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

"Ciber-Cosmos - O céu à distância de um clique"

Geral
Cibercosmos 1 1024 2500
11 Agosto 2020

Registo impressionante captado a partir dos Penedos de Fajão. Na imagem é possível observar, em ação, o grupo de estudantes que se encontra em Pampilhosa da Serra, ao abrigo do programa de estágio inovador “Ciber-Cosmos – O céu à distância de um clique”, assim como o centro da Via Láctea e, no canto inferior direito, um satélite (traço intermitente).

Inovador porque este é um conceito de astronomia testado pela primeira vez em Portugal, que permite a observação do universo através de telescópios digitais (Unistellar), equipamentos que são operados remotamente.

Tal como referiu Domingos Barbosa, professor do Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, a escolha de Pampilhosa da Serra para a realização do projeto deve-se ao facto de o território possuir “dos melhores céus do país para se observarem as estrelas e o universo”.

Na apresentação do programa de estágio, no final do mês passado, o professor universitário e investigador, explicou ainda que os referidos equipamentos “criam uma rede wi-fi onde as pessoas podem estar separadas num raio de 50 metros a operar o telescópio, recebendo em direto as imagens obtidas”. “Não há necessidade de observar pela ocular”, acrescentou.

Domingos Barbosa lembrou ainda que “existe nesta região a certificação Dark Sky, um destino turístico para a observação astronómica, cujo epicentro é precisamente a Pampilhosa da Serra”.

Partilhar