PERIGO DE INCÊNDIO RURAL - MEDIDAS PREVENTIVAS

25 Julho 2020

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, quinta-feira, 25 de junho

1. SITUAÇÃO

De acordo com a informação disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê-se para os próximos dias a continuação do tempo quente e seco, destacando-se os seguintes aspetos:
 Humidade relativa baixa no interior durante a tarde. Fraca recuperação noturna no interior e Algarve;
 Vento do quadrante norte por vezes forte no litoral oeste e terras altas, por vezes com rajadas até 65 km/h.  As zonas das serras do litoral oeste, com risco mais elevado (Sintra, Montejunto, Monchique).

2. EFEITOS EXPECTÁVEIS As condições meteorológicas previstas são favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais em especial nas regiões do Centro e Sul do país.

3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor, é:
 PROIBIDO fazer Queimadas Extensivas. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

 PROIBIDO fazer Queima de Amontoados. Informe-se na sua câmara municipal ou pelo 808 200 520;

 PROIBIDO utilizar fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural salvo se, usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados, para o efeito;

 PROIBIDO fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais;

 PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal;

 PROIBIDO fumigar ou desinfestar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas

PROIBIDO usar motorroçadoras (exceto se possuírem fio de nylon), corta-matos e destroçadores nos dias, e nos municípios, com Risco Máximo. Evite o uso de grades de discos.

 OBRIGATÓRIO usar dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos de escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.

A ANEPC apela assim à tolerância zero para o uso do fogo nos espaços florestais.