Projeto “100 idade” implementado no concelho

16 Julho 2020

Na última reunião ordinária da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, foi a aprovado o protocolo de colaboração do projeto “100 Idade”. Trata-se de uma iniciativa que visa a promoção do envelhecimento ativo e saudável, tendo em vista o aumento da capacidade funcional, a prevenção da doença e a promoção saúde na população mais idosa.

Para atingir os objetivos propostos, foram delineados dois eixos de intervenção fundamentais: Promoção do Bem-Estar Físico e da Mobilidade e Promoção do Bem-Estar Emocional, Ocupacional, Social e Cultural;

O projeto conta com o apoio do Município de Pampilhosa da Serra na qualidade de investidor social maioritário, assumindo o compromisso de financiar a implementação do plano de desenvolvimento até ao montante de cerca de 87 mil euros.

A Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata assume igualmente o papel de investidor social, enquanto que a Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere é a entidade coordenadora do projeto. Também a Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e a Cáritas Diocesana de Coimbra, serão dinamizadoras e parceiras ativas do projeto, cuja apresentação pública está agendada para o dia 22 de julho.

Refira-se que o projeto “100 idade” resulta de uma candidatura conjunta entre a Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, a Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra e a Cáritas Diocesana de Coimbra ao programa “Parcerias para o Impacto” do programa Portugal Inovação Social, estando enquadrado na Estratégia e Plano de Ação global para o Envelhecimento Saudável da Organização Mundial de Saúde, bem como na Estratégia Nacional para o Envelhecimento Ativo e Saudável 2017-2025 promovida em território nacional pelo Governo e pelo Serviço Nacional de Saúde.