“CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação!” para a inclusão social

Ação Social
12 Julho 2020

Na passada sexta-feira, foi apresentado o Projeto “CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação”. A sessão decorreu no Auditório Monsenhor Nunes Pereira, em Pampilhosa da Serra, e contou com a presença de José Brito, Presidente da Câmara Municipal, cuja intervenção se debruçou sobre os temas “emprego” e “envelhecimento ativo”, duas das áreas a que o projeto se dedica.

Antes de agradecer e reforçar a importância das entidades que, juntamente com a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, colaboram com o projeto - Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere, Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, e Centro de Emprego -, o autarca frisou que “formação e qualificação”, são essenciais para que os territórios, nomeadamente do interior, não se vão “perdendo”.

José Brito destacou ainda o trabalho fundamental e amplamente reconhecido “pelas populações mais idosas” que os sucessivos projetos do CLDS – Contrato Local de Desenvolvimento Social têm levado a cabo no que diz respeito à “promoção do envelhecimento ativo” no concelho.

Por sua vez, a diretora do Centro Distrital de Coimbra da Segurança Social, Manuela Veloso, vincou a importância das unidades CLDS como “instrumentos de proximidade que envolvem todos os atores sociais”. A dirigente notou ainda que houve uma alteração recente ao “paradigma do financiamento”, em prol da sustentabilidade dos vários projetos. Inserido no Programa 4ª Geração dos contratos locais de desenvolvimento social, o CLDS 4G Pampilhosa Inspira-ação” é financiado pelo Programa Operacional de Inclusão Social e Emprego (POISE), através de um orçamento total de 449.986, 40€, a ser aplicado ao longo dos 36 meses em que o projeto será implementado.

Em Pampilhosa da Serra, a equipa que integra o projeto é composta por 4 elementos, sendo que a coordenação está a cargo de José Carlos. A Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, tal como anteriormente, volta a ser parceira de primeira linha da iniciativa.

Na apresentação do programa do projeto, José Carlos, sublinhou que o objetivo primordial é promoção da inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social no concelho de Pampilhosa da Serra. Para o efeito, o programa intervém em 3 eixos distintos: Eixo 1 – Emprego, formação e qualificação; Eixo 3 – Promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa; Eixo 4 – Auxílio e intervenção emergencial às populações inseridas em territórios afetados por calamidades e/ou capacitação e desenvolvimento comunitários.

Tendo em conta a atual situação de pandemia, o projeto prevê o reforço da sua componente online, pelo que privilegiará as redes sociais para a divulgação e apresentação das atividades.

whatsapp_image_2020_07_10_at_12_20_26__2_
whatsapp_image_2020_07_10_at_12_20_26__3_