Hastear simbólico das bandeiras “Azul” e “Ouro” nas praias classificadas do concelho

06 Julho 2020

Bandeiras foram hasteadas nas Praias Fluviais de Pampilhosa da Serra, Pessegueiro, Janeiro de Baixo e Santa Luzia

Decorreu, ao longo do dia de hoje, a cerimónia simbólica do hastear das bandeiras “Azul” e “Ouro”, nas quatro praias classificadas do concelho de Pampilhosa da Serra, depois de vistoria prévia por parte da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Pela primeira vez em simultâneo, este ano todas as praias fluviais classificadas do concelho obtiveram a “Bandeira Azul”, símbolo de qualidade e excelência atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa, e o galardão “Qualidade de Ouro”, concedido pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza -, que distingue a qualidade da água balnear nas praias portuguesas.

Segundo José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, as distinções são demonstrativas de que “a água é de excelente qualidade”, sendo que a forma com que utilizadores e Câmara Municipal têm “tratado” e “preservado” as praias, foi apontada como um dos fatores que mais contribuiu para atingir o pleno nos galardões “Azul” e “Ouro”.

A época balnear no concelho começou a 1 de julho e, nesse sentido, José Brito apelou à utilização “adequada” das praias, “tendo em conta a pandemia que vivemos”. Para o autarca é fundamental que os banhistas respeitem as normas adotadas, nomeadamente no que diz respeito ao limite de capacidade fixado para cada praia, assim como todas as outras normas de prevenção adotadas, no seguimento das diretrizes da Direção-Geral da Saúde. “Não queremos ser policias, só queremos que cada um tenha responsabilidade e respeite o próximo”, frisou.

O Autarca disse ainda que caso sejam respeitadas as regras, “todos são bem-vindos”, desde os Pampilhosenses que residem no concelho, “os que são de cá e têm muito gosto em vir cá”, ou ainda todas as outras pessoas que visitam o concelho.

Associada à iniciativa foi igualmente hasteada a Bandeira da Praia Acessível, galardão atribuído a praias com condições para pessoas com mobilidade reduzida, pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, nas praias fluviais de Pampilhosa da Serra, Pessegueiro e Janeiro de Baixo.

praia_fluvial_de_janeiro_de_baixo
praia_fluvial_de_pessegueiro