Autarquia já definiu regras de acesso às praias fluviais

24 Junho 2020

A época balnear no concelho arranca no dia 1 de julho. Como tal, e porque vivemos um contexto de exceção, é necessário reinventar a forma como as praias são utilizadas. Nesse sentido, o Município já definiu as regras de acesso às praias fluviais do concelho, de acordo com as diretrizes da Direção-Geral da Saúde e da Agência Portuguesa do Ambiente.

O atual momento apresenta desafios acrescidos para utilizadores e concecionários, pelo que respeitar as novas regras é fundamental. Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal, salienta a este propósito que a Autarquia já está a adotar todas as medidas regulamentares definidas pelas Autoridades de Saúde, “nomeadamente a sinalética de entrada e saída das praias, sinalética referente aos distanciamentos sociais que todos devem manter e a utilização da bandeira verde, amarela ou vermelha, consoante a utilização das praias”. Jorge Custódio, reforçou ainda que as entradas ou saídas das praias serão limitadas, “para que não haja conflitos ou cruzamentos de pessoas”, nessas zonas.

A estas medidas somam-se outras de carácter pessoal que já fazem parte da rotina diária, e que devem igualmente prevalecer nas praias. O uso de máscara nos acessos e espaços fechados, os cuidados de etiqueta respiratória e o reforço da higienização das mãos, são fundamentais. O Vice-Presidente da Câmara Municipal frisou ainda que deve existir uma grande “sensibilidade por parte dos utilizadores para que usufruam das praias nas melhores condições, sem conflitos e sem problemas de maior”, de modo a que “locais paradisíacos não se tornem em locais problemáticos”.

Para o efeito, a Autarquia recomenda que os banhistas consultem a aplicação “InfoPraia” antes de se dirigirem às praias, o que poderá evitar deslocações desnecessárias e permite perceber se os locais podem ou não receber mais visitantes.

Como é sabido, para garantir a proteção da saúde pública, a APA - Agência Portuguesa do Ambiente, determinou o limite de ocupação das praias, de acordo com a respetiva área. As Praias Fluviais de Pampilhosa da Serra e de Janeiro de Baixo são as que têm a maior capacidade potencial de ocupação, com 330 e 310 utilizadores, respetivamente. Em Pessegueiro, poderão estar 140 banhistas em simultâneo e em Santa Luzia, 110.

Recorde-se que este ano e pela primeira vez, as 4 praias fluviais certificadas do concelho de Pampilhosa da Serra atingiram o pleno, juntando o galardão “Qualidade de Ouro”, atribuído pela Quercus, à já habitual Bandeira Azul. Jorge Custódio adiantou que este é o “melhor cartão de visita que se pode ter”, desde que impere a “responsabilidade e sensibilidade da parte de todos”.

02_capacidade_potencial_de_ocupacao_das_praias_

praia_fluvial_de_pampilhosa_da_serra