Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Projeto “Ciclo do Azeite” nomeado para o concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”

CulturaGeral
Site 1 1024 2500
09 Maio 2020

Na sequência da candidatura ao concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular”, o projeto “Ciclo do Azeite”, submetido pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, recebeu o “Selo de Nomeado” na categoria “Rituais e Costumes”, avançando assim para a 3ª Fase do Concurso que determinará os 140 projetos finalistas regionais.

O projeto “Ciclo do Azeite” não só detalha o processo artesanal de produção de azeite, ainda hoje utilizado em algumas aldeias do concelho, como também enfatiza a importância desta tradição na partilha de informação, conhecimento e experiência, sendo um processo comunitário genuíno e intergeracional, que é vivido de forma apaixonante e entusiasmante por parte de familiares e vizinhos.

Também a vertente histórica do “Ciclo do Azeite” é destacada neste projeto, uma vez que os Lagares eram, por excelência, locais de convívio onde lagareiros e população partilhavam saberes e sabores. Mais do que um recurso ligado à economia familiar, continua a ser uma tradição que valoriza a cultura identitária do território, fazendo parte do seu património imaterial.

O concurso “7 Maravilhas da Cultura Popular” pretende valorizar e eleger o melhor do património material e imaterial de Portugal, enfatizando tradições associadas a uma determinada região do país. Os resultados da avaliação pelo Painel de Especialistas serão conhecidos a 7 de junho num programa em direto na RTP. Este Painel é composto por 7 elementos de cada um dos 18 distritos e 2 regiões autónomas, sendo eleitos 7 patrimónios de cada região, num total de 140.

 

dsc_9820

Partilhar