Fim do Estado de Emergência - Comunicado do Sr. Presidente da Câmara Municipal

Foto sr presidente 1 1024 2500
04 Maio 2020

"Obrigado, Pampilhosenses. Vamos continuar!"

Como é do conhecimento geral, o Governo deu por terminado o Estado de Emergência decretado a 18 de março, passando a vigorar, desde o passado domingo, o Estado de Calamidade devido ao Novo Coronavírus.

É altura de reconhecer o envolvimento e o comprometimento, desde a primeira hora, de todas as instituições e entidades concelhias. Se os impactos desta primeira fase da pandemia no concelho foram reduzidos, em muito se deve à colaboração e à forma corajosa e responsável com que souberam adaptar-se a uma situação nova, incerta e que deve continuar a merecer total atenção por parte de todos nós.

Aos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, heróis de todas as horas, às IPSS’s do concelho – Santa Casa da Misericórdia, Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e Cáritas – pelo sentido de missão, profissionalismo e pela proteção fraterna dos nossos, às forças policiais pela determinação sensata, aos colaboradores da Câmara Municipal por terem assegurado serviços essenciais e por terem confortado e cuidado daqueles que, estando agora mais frágeis, tanto olharam por nós. Um sentido e profundo “obrigado”.

Um agradecimento também a todos os que souberam reinventar e adaptar os seus negócios, cumprindo com as medidas de prevenção, e àqueles que tendo sido forçados a “fechar a porta”, continuam com o espírito resiliente de quem acredita que este obstáculo não os derrubará. Por último, uma palavra de enorme gratidão aos Pampilhosenses que, na sua maioria, foram um exemplo cívico na abordagem a esta situação delicada.

Não podemos abrandar. O fim do Estado de Emergência não é o fim do problema. A Câmara Municipal continuará a fazer todos os possíveis para que os efeitos da pandemia se façam sentir o menos possível no território. Iremos continuar a disponibilizar testes de diagnóstico aos grupos de risco, reforçando o stock sempre que necessário. Em breve, anunciaremos também novas medidas de apoio aos empresários locais e distribuiremos kits de proteção individual a toda a comunidade.

Pampilhosenses, lanço-vos um último apelo: vamos continuar com o nível de exigência que nos caracterizou e recompensou até aqui. É de crucial importância continuarmos a adotar todas as medidas de proteção individual e coletiva previstas, como a utilização de máscara em espaços fechados, o reforço dos cuidados de higienização pessoal e dos espaços, etiqueta respiratória e evitar ajuntamentos infundados. Muito obrigado, Pampilhosenses, mas… vamos continuar! Juntos conseguiremos!

O Presidente da Câmara Municipal,

José Alberto Pacheco Brito Dias.