Covid-19 - Município inicia processo de realização de testes a grupos de risco

Site 1 1024 2500
07 Abril 2020

Depois de um processo moroso dada a intensa procura à escala mundial, tem sido muito difícil para a Câmara Municipal adquirir equipamentos de proteção individual e, sobretudo, testes de diagnóstico à Covid-19. Contudo, e por se considerar que nada há mais valioso do que a saúde pública e bem-estar da comunidade, num esforço acrescido, a Autarquia conseguiu adquirir 500 testes de diagnóstico de laboratório. Os testes serão realizados faseadamente nos próximos dias, sendo que na manhã de hoje e tendo em conta a disponibilidade do laboratório, foram realizados os primeiros 100 testes.

Neste primeiro dia, pelo facto de o número de testes ter sido limitado, houve a necessidade de perceber quais as situações mais “urgentes” dentro dos designados grupos de risco. Assim, e depois de a Câmara Municipal ter colocado o lote de primeiros testes à disposição das IPSS’s do concelho, – Santa Casa da Misericórdia, Associação de Solidariedade Social de Dornelas do Zêzere e Cáritas – realizaram hoje os testes colaboradores do Centro de Saúde, dos Bombeiros Voluntários, da GNR, funcionários do Município da equipa de recolha de resíduos sólidos urbanos e ainda grupos sinalizados pela legislação após decretado o estado de emergência, tais como colaboradores de serviços prioritários de comércio, neste particular da Vila de Pampilhosa da Serra: supermercados, talhos, padarias, papelaria, restaurantes (take-away) e serviços de transportes. Os próximos testes serão alargados aos serviços prioritários de todo o concelho.

Solicitamos a compreensão de todos. Como se percebe, tendo em conta o número limitado de testes disponibilizados pelo laboratório neste primeiro lote, foi necessário definir casos urgentes de pessoas mais expostas. Prevemos que nos próximos dias, assim que possível, as restantes pessoas pertencentes aos grupos de risco possam também realizar o teste de diagnóstico.

Nesta missão que é de todos, a Autarquia tem a particular missão de zelar pelos que cuidam de nós e que trabalham diariamente para que possamos enfrentar este período com o máximo de serenidade possível. Juntos vamos conseguir!