Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Agricultura Social juntou alunos da Universidade Nova no território

Geral
Site 1 1024 2500
09 Março 2020

Nos dias 6 e 7 de março, alunos da licenciatura em Geografia e Planeamento Regional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, participaram numa visita ao concelho de Pampilhosa da Serra, que contemplou uma sessão de trabalhos para apresentação do projeto Agricultura Social, subordinada ao tema “Pampilhosa da Serra em Transição – Um Projeto de Agricultura Social”.

Na sessão, os alunos da disciplina de “Dinâmica do Espaço Rural”, assistiram a uma abordagem detalhada ao tema da Agricultura Social, que teve como principais intervenientes alguns docentes universitários com vasto conhecimento e experiência no ramo. “Territórios em despovoamento contínuo: entre a inevitabilidade e a procura de soluções”, “Potencialidades da Agricultura Social e Oportunidades para a Pampilhosa da Serra” e “Fatores fundamentais da pobreza em Portugal e possíveis caminhos para a sua mitigação”, foram alguns dos subtemas analisados.

A Agricultura Social, recorde-se, pode ser definida como o uso de explorações agrícolas comerciais e de paisagens agrícolas como uma base para a promoção da saúde mental e física, através de práticas normais de agricultura. Neste particular, existem diversos tipos de inovações que poderão colmatar alguns dos problemas mais prementes da sociedade, contribuído para o desenvolvimento sustentável das áreas rurais e periurbanas onde se inserem.

Os alunos tiveram ainda oportunidade de visitar as culturas de medronho, em Signo Samo, as aldeias do xisto de Janeiro de Baixo e Fajão e ainda a Barragem de Santa Luzia e o Centro de BTT.

img_4507
img_4519
img_4537

Partilhar