Projeto inovador "Novas Rotas" como exemplo de motivação e colaboração

Img 20200303 wa0003 1 1024 2500
03 Março 2020

Na sequência da deslocação a Lagoa (Açores) – 27 e 28 de fevereiro - para o Encontro Nacional da Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras, a Sr.ª Vereadora, Alexandra Tomé, a Sr.ª Chefe de Divisão Sociocultural e Educativa, Cristina Ventura, e a Técnica de Educação do Município, Raquel Pereira, foram recebidas na Sede do Projeto de Inovação Pedagógica Novas Rotas (EBI Capelas) pelo Sr. Presidente do Conselho Executivo da Escola Básica Integrada de Capelas, Mariano Pereira, e pela Sr.ª Coordenadora do Projeto Novas Rotas, Conceição Medeiros.

O Projeto Novas Rotas é identificado, pelo Conselho Nacional de Educação, como uma experiência pedagógica alternativa e inovadora. Uma comunidade de aprendizagem adaptada aos desafios do Século XXI, que pretende uma escola inclusiva e diferente. Foi isso mesmo que a comitiva do Município de Pampilhosa da Serra teve oportunidade de verificar in loco, havendo a destacar a acolhedora receção de todos os elementos desta comunidade de aprendizagem, que iniciou oficialmente em 2018/2019.

Com objetivos bem definidos, a execução deste Projeto de Inovação Pedagógica ilustra a vontade expressa e o caminho já percorrido do Município de Pampilhosa da Serra em inovar, ultrapassando não só resistências como também incompreensões e barreiras de contexto. De forma profundamente inspiradora e “com alegria” o Novas Rotas provou ser um exemplo a seguir na lógica da colaboração e motivação.