Setor turístico do concelho analisado em reunião com parceiros

04 Fevereiro 2020

O Município de Pampilhosa da Serra, reuniu, ontem, dia 3 de fevereiro, os parceiros turísticos que operam no concelho (unidades de alojamento e empresas de animação turística), com o intuito de analisar o desenvolvimento do setor nos últimos anos e perspetivar o ano de 2020, numa lógica integrada e de cooperação.

Na sessão, Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal, salientou que o turismo tem sido o setor que nos últimos anos mais postos de trabalho tem criado em Pampilhosa da Serra. Nesse sentido, expressou, “o investimento que a Câmara Municipal tem feito ao longo dos últimos anos em eventos, no calendário de animação ou nas festas, é precisamente para potenciar e alimentar este mercado”. “Temos de ter a consciência de que o seto do turismo neste momento já tem muitos postos de trabalho alocados e também precisa de ser alimentado”, completou.

De resto, a aposta da autarquia no turismo de aventura e de natureza, fez com que o próprio número de unidades de alojamento crescesse, existindo agora uma maior diversificação da oferta em diversos pontos do concelho. Relativamente ao número de noites dormidas em unidades de alojamento do concelho, por exemplo, nos últimos 10 anos regista-se um crescimento superior a 100%.

Também o número de empresas de animação turística a operar em solo Pampilhosense é agora superior. Safaris, aventuras offroad, passeios pedestres e BTT ou atividades indoor e outdoor em meio aquático e terrestre, são apenas algumas das opções de entretenimento disponíveis e que contam com acompanhamento especializado.

A par das atividades que podem ser desenvolvidas no concelho, existe também um conjunto de eventos - novos e de continuidade - previstos para este ano, cuja calendarização foi apresentada e discutida com os parceiros, para que de uma forma atempada e coordenada possa existir uma adaptação da respetiva oferta, à previsível intensificação da procura nessas alturas. A Taça de Portugal de Downhill, o Walking Weekend, o Reborn Music Fest, as Festas do Concelho e o Inspira Natal – Festival da Filhó Espichada, são alguns dos eventos que prometem dinamizar e atrair inúmeros visitantes ao território no ano de 2020.

Como propulsor da economia e dos recursos singulares disponíveis, o turismo de aventura e de natureza contínua a ser encarado pela autarquia como um aliado indispensável para a dinamização e projeção do concelho, tendo na diferenciação e na excelência da oferta a chave para o sucesso.