Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Pampilhosa da Serra integra Rede de Cidades Educadoras

Educação
Site 1 1024 2500
14 Janeiro 2020

De agora em diante o Município de Pampilhosa da Serra integra a Associação Internacional de Cidades Educadoras. A decisão foi comunicada no inicio deste ano pela própria Associação, que desde 1990 – altura em que foi idealizada na cidade espanhola de Barcelona – tem vindo a dinamizar inúmeras iniciativas à escala mundial no sentido de proclamar e reivindicar o papel basilar da educação na sociedade.

Uma dessas iniciativas é a designada “Carta das Cidades Educadoras”, que as “cidades-membro” se comprometem a seguir a partir do momento em que passam a integrar a associação. O documento contém um conjunto de 18 princípios que acentuam o comprometimento e “responsabilidade dos governos locais no sentido do desenvolvimento de todas as potencialidades educativas que a cidade contém” e que deverão ser incorporados nos respetivos projetos políticos.

Pampilhosa da Serra é assim o 80º Município português a integrar a Rede Territorial Portuguesa de Cidades Educadoras/Associação Internacional de Cidades Educadoras, uma distinção que acentua responsabilidades na vertente educacional, mas que revela o comprometimento contínuo com que a autarquia encara os desafios e as virtudes da educação. À semelhança do que reflete a Carta da Cidades Educadoras, o Município considera que é preponderante “investir na educação de cada pessoa de maneira a que esta seja cada vez mais capaz de exprimir, afirmar e desenvolver o seu potencial humano, assim como a sua singularidade, a sua criatividade e a sua responsabilidade”.

A educação deve ser um compromisso conjunto e permanente com o objetivo de dar a melhor resposta possível aos desafios que dela advêm. Deste modo, antecipar cenários e inovar é crucial, de maneira a que todos sejam valorizados e o crescimento e integração social pronunciem um trajeto pessoal e profissional de sucesso.

Consulte, aqui, a Carta das Cidades Educadoras: subscricao_cmps_carta_cidades_educadoras

Partilhar