Município entregou bolsas de estudo e de certificados de conclusão de curso

20 Dezembro 2019

Decorreu, hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a cerimónia de atribuição de Bolsas de Estudo (Municipais e da Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata) e de Certificados de Conclusão do Curso Profissional Técnico de Informática – Sistemas, promovido pelo IEFP através do Centro de Emprego de Arganil.

Numa sessão “familiar” e de “grande simbolismo”, José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, considerou que a atribuição de bolsas de estudo é parte de uma estratégia de “aposta nas pessoas” e uma “demonstração clara de que a educação e o conhecimento são fundamentais para a vida”, sendo este um “caminho que o Município tem seguido” ao longo dos anos.

Ao todo foram atribuídas 10 bolsas de estudo a alunos do concelho de Pampilhosa da Serra que no presente ano letivo ingressaram no ensino superior, num total de 9 000 €. Sabendo que “nem todas as famílias têm condições financeiras para fazer face às despesas associadas ao ensino superior”, ao valor base atribuído por aluno, refira-se, acresce um complemento variável consoante a média de entrada no Ensino Superior, numa perspetiva de “premiar o mérito”, tal como salientou José Brito.

“Porque os alunos são o mais importante do concelho e do futuro do concelho”, também a Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata, na prossecução dos seus fins estatutários e no cumprimento da sua honrosa missão, entregou, ao abrigo do seu programa “Educação +”, 3 bolsas de estudo a alunos do ensino superior, correspondentes a um valor total de 6 000€. Na qualidade de presidente da fundação em regime de substituição, Jorge Custódio, expressou “vontade” em atribuir o referido apoio “a toda a gente”, sendo que por força da “gestão do orçamento” e “de acordo com a análise que foi feita”, serão apoiados os alunos e as famílias “que precisam de mais ajuda”. A fundação, recordou Jorge Custódio, foi “recentemente criada fruto da generosidade de algumas pessoas que vão fazendo donativos para auxiliar e ajudar mais as pessoas”, sendo que “um dos programas que tem tido mais sucesso é este da educação”.

Foram ainda entregues os certificados de conclusão do Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas a 14 alunos, os mesmos que iniciaram o curso. Depois de destacar este “importante marco” e o “sucesso” dos alunos, José Brito, notou que ao mérito dos jovens juntou-se o mérito de “diversas instituições” que souberam “andar de mãos dadas” para tornar este curso uma realidade, desde logo “o Município, o Centro de Emprego de Arganil, o Agrupamento de Escolas e a Delegação Regional da Educação”.

Adília Farinha, diretora do Centro de Emprego de Arganil, frisou que este “percurso de cerca de dois anos e meio” foi uma “grande demonstração de vontade” e “permitirá aos alunos chegar mais longe”, tendo ainda considerado que “estar na Pampilhosa da Serra é uma vantagem”. No mesmo sentido, José Brito constatou que várias instituições “têm conseguido que haja uma atitude de descriminação positiva em relação aos territórios de baixa densidade”.

dscn5691
dscn5708