Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Município entregou bolsas de estudo e de certificados de conclusão de curso

Educação
Site 1 1024 2500
20 Dezembro 2019

Decorreu, hoje, no Salão Nobre da Câmara Municipal, a cerimónia de atribuição de Bolsas de Estudo (Municipais e da Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata) e de Certificados de Conclusão do Curso Profissional Técnico de Informática – Sistemas, promovido pelo IEFP através do Centro de Emprego de Arganil.

Numa sessão “familiar” e de “grande simbolismo”, José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, considerou que a atribuição de bolsas de estudo é parte de uma estratégia de “aposta nas pessoas” e uma “demonstração clara de que a educação e o conhecimento são fundamentais para a vida”, sendo este um “caminho que o Município tem seguido” ao longo dos anos.

Ao todo foram atribuídas 10 bolsas de estudo a alunos do concelho de Pampilhosa da Serra que no presente ano letivo ingressaram no ensino superior, num total de 9 000 €. Sabendo que “nem todas as famílias têm condições financeiras para fazer face às despesas associadas ao ensino superior”, ao valor base atribuído por aluno, refira-se, acresce um complemento variável consoante a média de entrada no Ensino Superior, numa perspetiva de “premiar o mérito”, tal como salientou José Brito.

“Porque os alunos são o mais importante do concelho e do futuro do concelho”, também a Fundação Dr. José Fernando Nunes Barata, na prossecução dos seus fins estatutários e no cumprimento da sua honrosa missão, entregou, ao abrigo do seu programa “Educação +”, 3 bolsas de estudo a alunos do ensino superior, correspondentes a um valor total de 6 000€. Na qualidade de presidente da fundação em regime de substituição, Jorge Custódio, expressou “vontade” em atribuir o referido apoio “a toda a gente”, sendo que por força da “gestão do orçamento” e “de acordo com a análise que foi feita”, serão apoiados os alunos e as famílias “que precisam de mais ajuda”. A fundação, recordou Jorge Custódio, foi “recentemente criada fruto da generosidade de algumas pessoas que vão fazendo donativos para auxiliar e ajudar mais as pessoas”, sendo que “um dos programas que tem tido mais sucesso é este da educação”.

Foram ainda entregues os certificados de conclusão do Curso Profissional de Técnico de Informática – Sistemas a 14 alunos, os mesmos que iniciaram o curso. Depois de destacar este “importante marco” e o “sucesso” dos alunos, José Brito, notou que ao mérito dos jovens juntou-se o mérito de “diversas instituições” que souberam “andar de mãos dadas” para tornar este curso uma realidade, desde logo “o Município, o Centro de Emprego de Arganil, o Agrupamento de Escolas e a Delegação Regional da Educação”.

Adília Farinha, diretora do Centro de Emprego de Arganil, frisou que este “percurso de cerca de dois anos e meio” foi uma “grande demonstração de vontade” e “permitirá aos alunos chegar mais longe”, tendo ainda considerado que “estar na Pampilhosa da Serra é uma vantagem”. No mesmo sentido, José Brito constatou que várias instituições “têm conseguido que haja uma atitude de descriminação positiva em relação aos territórios de baixa densidade”.

dscn5691
dscn5708
dscn5711
dscn5712
dscn5677

Partilhar