Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Federação de Motociclismo entregou 120 árvores a jovens alunos pela defesa da floresta autóctone

EducaçãoGeral
Site 1 1024 2500
27 Novembro 2019

A última etapa da 3ª Campanha de Sensibilização Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés, passou hoje nas escolas do concelho de Pampilhosa da Serra.

A Ação, que começou em paralelo com o 5º Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, passeio mototurístico que ligou Vila Pouca de Aguia a Faro ao longo de cerca de 1000 quilómetros percorridos maioritariamente em todo-o-terreno, alerta sobretudo os mais jovens para a necessidade de uma “reflorestação consciente”. No fundo, dando privilégio à plantação de árvores autóctones, geradoras de maior proteção da floresta e do meio-ambiente, que ajudam na preservação da fauna local e na defesa dos cursos de água.

Nesse sentido, depois de em outubro terem sido plantados, de forma simbólica, dois sobreiros na Escola Sede de Pampilhosa da Serra e no Centro Educativo de Dornelas do Zêzere, desta vez, a Federação de Motociclismo de Portugal entregou, a cada um dos alunos do 1ºciclo destas escolas, uma árvore da espécie Nogueira Preta, incentivando-os à respetiva plantação em espaço apropriado.

A espécie Nogueira Preta, recordou Ernesto Brochado da Federação de Motociclismo de Portugal, “ainda que seja originária da América do Norte”, não é considerada uma “espécie invasora”, pelo que a sua plantação é de todo recomendável, uma vez que se adapta bem a diversos tipos de solo e é “resistente”. O objetivo é fazer com que os jovens alunos possam plantar a sua árvore, assistir ao seu crescimento e, se possível, “ganhar o gosto” e replicar a iniciativa noutras ocasiões, sempre com espécies nativas da região.

Para além das 120 árvores entregues, cada um dos alunos envolvidos recebeu uma banda desenhada produzida especificamente para esta ocasião, que contém alguma informação mais científica sobre a nossa flora autóctone.

Esta ação, que termina em Faro e também passou em algumas escolas dos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Coruche – num total de 1090 árvores autóctones oferecidas – é dinamizada pela Federação Portuguesa de Motociclismo, com o patrocínio da Agência Abreu, o apoio do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e, neste particular, da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.

img_0648
img_0657
img_0666
img_0659
img_0673
img_0712
img_0697
img_0692
img_0649

Partilhar