Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Combate à vespa asiática – Ponto de Situação

Geral
Cmps vespa velutina 1 1024 2500
25 Outubro 2019

O Município de Pampilhosa da Serra encontra-se a acompanhar atentamente a possível propagação da Vespa Asiática em toda a área do concelho. Até ao momento foram detetados 181 ninhos ativos desta espécie invasora - 176 dos quais estão já neutralizados - prevendo-se concretizar a eliminação dos restantes (5) já na próxima semana.

Foram ainda confirmados 16 ninhos de outro tipo de vespas (nomeadamente das espécies cabro e germânica), sendo que deste grupo apenas 3 foram eliminados por se encontrarem em habitações.

Os serviços florestais da autarquia continuarão recetivos a todos os alertas que daqui em diante forem emitidos relativamente à localização de eventuais ninhos, pelo que devem ser evitados alguns comportamentos de risco já verificados na tentativa da sua destruição, tais como: tiros com armas de fogo (destroem o ninho parcialmente, mas as vespas vão formar vários ninhos); Abate de arvores sem ser feito o tratamento do ninho; Remoção com recurso ao fogo em período diurno.

A estratégia da autarquia passa por continuar a colaborar, estar atento e disponibilizar meios, ainda que o empenho e dedicação de todos seja igualmente importante para um combate eficiente a este flagelo. Desde já, o Município agradece a todos os que ajudaram a localizar os ninhos identificados, sendo essa uma tarefa fundamental para uma intervenção rápida e eficaz.

image title
image title
image title
image title

Partilhar