Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Lés-a-Lés Off Road chegou a Pampilhosa da Serra com “Futuro Verde” à vista

EducaçãoGeral
Site  1  1 1024 2500
03 Outubro 2019

A vila de Pampilhosa da Serra recebeu, hoje, dia 3 de outubro, os cerca de 400 motociclistas que integram a caravana do “5º Portugal de Lés-a-Lés Off Road”, evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal com percurso maioritariamente em todo-o-terreno, que liga Vila Pouca de Aguiar a Faro, com paragens em Pampilhosa da Serra e Coruche.

Porém, esta “maratona aventureira na descoberta de um País diferente”, em contacto muito próximo com a natureza, assume, para além da vertente recreativa, uma forte preocupação com preservação da floresta nacional, procurando contribuir para a reflorestação das “serranias lusitanas fortemente afetadas pelos incêndios dos últimos anos”, conforme explicou a organização em nota enviada.

Para o efeito, em paralelo com o evento que até 5 outubro percorre Portugal de norte a sul, está a decorrer a 3ª Campanha de Sensibilização Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés, que depois de ter chegado aos alunos do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Aguiar da Beira, foi hoje apresentada no Centro Educativo de Dornelas do Zêzere e na Escola Sede de Pampilhosa da Serra.

“É preciso reflorestar, mas reflorestar de forma consciente”. Foi com base nesta premissa que a iniciativa procurou elucidar as crianças para a importância da plantação de árvores autóctones, “que ajudam a manter a fertilidade do espaço rural e o equilíbrio ecológico das paisagens”, sendo ainda mais resistentes a eventuais flagelos. Neste sentido, com a ajuda dos alunos, foi plantado um Sobreiro (quercus suber), na expectativa de que o gesto possa ser repetido mais vezes no futuro. Foi ainda entregue, a cada um dos alunos envolvidos, uma banda desenhada produzida especificamente para esta ocasião, que contém “alguma informação mais científica sobre as nossas espécies autóctones”.

Depois da paragem em Pampilhosa da Serra, o pelotão do Portugal Lés-a-Lés Off Road – marcado pela forte internacionalização – segue amanhã, dia 4, para Coruche, localidade que acolhe a última paragem dos aventureiros antes da chegada final à Praia de Faro.

img_8707
img_8715
img_8762
img_8737
img_8743
img_8749
img_8765
img_8784
img_8793

Partilhar