Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Executivo recebeu Pais e Alunos no arranque para o novo ano letivo

Educação
Sem titulo 1 1024 2500
13 Setembro 2019

“Vamos todos trabalhar em prol das nossas crianças, são o nosso futuro”

 

Decorreu, hoje, dia 13 de setembro, a receção a encarregados de educação e alunos do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra, naquele que foi o arranque simbólico do novo letivo para as crianças e jovens do concelho.

As sessões de “boas-vindas” abrangeram ambas as instituições educativas do concelho – Centro Educativo de Dornelas do Zêzere e Escola Sede de Pampilhosa da Serra. Pela manhã, no Centro Educativo, “escola dotada de todas as condições” que acolhe crianças do pré-escolar e do 1ºciclo, Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, começou por sublinhar que no ano letivo que se aproxima “a ideia é focarmo-nos nas nossas crianças”, a “parte mais importante desta estória”.

Jorge Custódio, explicou ainda que para atingir o referido foco, o segredo está em “perceber que a educação não está só na escola”, isto porque os pais e encarregados de educação têm a obrigação de “ajudar” e “encaminhar” as crianças para o estudo. “Não tenho duvida que se em casa conseguirmos dar essa ajuda, os resultados no final do ano letivo serão melhores”, completou.

A ideia de que o “ensinamento” não deve “acabar do portão para fora”, foi reforçada no período da tarde, na Escola Sede de Pampilhosa da Serra. Dirigindo-se aos encarregados de educação que lotaram o pavilhão da escola, o vice-presidente do executivo Pampilhosense frisou que “o sucesso e aprendizagem” dos alunos é o “sucesso do concelho”, deixando ainda a garantia de que “independentemente da legislação que aí vem” - relativamente à transferência de competências na área da educação - “a Câmara Municipal nunca vai abandonar a escola e os alunos”.

Por seu turno, Marta Gonçalves, presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas, recorreu à expressão “escola de portas abertas” para destacar a total disponibilidade da direção para “ouvir” e “tentar resolver qualquer problema” que afete alunos e encarregados de educação.

O início de um novo ano letivo é especial para todos os alunos, mas é certamente mais marcante e vivido de forma mais intensa pelas crianças que agora ingressam no 1º ano de escolaridade. Por esse motivo, tanto em Dornelas do Zêzere como em Pampilhosa da Serra, o executivo não quis deixar de assinalar o momento, através da entrega dos materiais de estudo auxiliares a estes alunos, como o caderno de atividades - um complemento à oferta do estado que é visto como um “investimento e não uma despesa”, tal como notou Jorge Custódio na Escola Sede.

No fecho da sessão, houve ainda tempo para um agradecimento especial ao “pessoal docente e não docente”, que o autarca considerou serem “o coração da escola”. “Vamos todos trabalhar em prol das nossas crianças, são o nosso futuro e daqui a uns tempos espero que estejam preparadas para nos substituir a todos e fazer deste um concelho melhor”, concluiu.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Partilhar