Executivo recebeu Pais e Alunos no arranque para o novo ano letivo

Sem titulo 1 1024 2500
13 Setembro 2019

“Vamos todos trabalhar em prol das nossas crianças, são o nosso futuro”

Decorreu, hoje, dia 13 de setembro, a receção a encarregados de educação e alunos do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra, naquele que foi o arranque simbólico do novo letivo para as crianças e jovens do concelho.

As sessões de “boas-vindas” abrangeram ambas as instituições educativas do concelho – Centro Educativo de Dornelas do Zêzere e Escola Sede de Pampilhosa da Serra. Pela manhã, no Centro Educativo, “escola dotada de todas as condições” que acolhe crianças do pré-escolar e do 1ºciclo, Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, começou por sublinhar que no ano letivo que se aproxima “a ideia é focarmo-nos nas nossas crianças”, a “parte mais importante desta estória”.

Jorge Custódio, explicou ainda que para atingir o referido foco, o segredo está em “perceber que a educação não está só na escola”, isto porque os pais e encarregados de educação têm a obrigação de “ajudar” e “encaminhar” as crianças para o estudo. “Não tenho duvida que se em casa conseguirmos dar essa ajuda, os resultados no final do ano letivo serão melhores”, completou.

A ideia de que o “ensinamento” não deve “acabar do portão para fora”, foi reforçada no período da tarde, na Escola Sede de Pampilhosa da Serra. Dirigindo-se aos encarregados de educação que lotaram o pavilhão da escola, o vice-presidente do executivo Pampilhosense frisou que “o sucesso e aprendizagem” dos alunos é o “sucesso do concelho”, deixando ainda a garantia de que “independentemente da legislação que aí vem” - relativamente à transferência de competências na área da educação - “a Câmara Municipal nunca vai abandonar a escola e os alunos”.

Por seu turno, Marta Gonçalves, presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas, recorreu à expressão “escola de portas abertas” para destacar a total disponibilidade da direção para “ouvir” e “tentar resolver qualquer problema” que afete alunos e encarregados de educação.

O início de um novo ano letivo é especial para todos os alunos, mas é certamente mais marcante e vivido de forma mais intensa pelas crianças que agora ingressam no 1º ano de escolaridade. Por esse motivo, tanto em Dornelas do Zêzere como em Pampilhosa da Serra, o executivo não quis deixar de assinalar o momento, através da entrega dos materiais de estudo auxiliares a estes alunos, como o caderno de atividades - um complemento à oferta do estado que é visto como um “investimento e não uma despesa”, tal como notou Jorge Custódio na Escola Sede.

No fecho da sessão, houve ainda tempo para um agradecimento especial ao “pessoal docente e não docente”, que o autarca considerou serem “o coração da escola”. “Vamos todos trabalhar em prol das nossas crianças, são o nosso futuro e daqui a uns tempos espero que estejam preparadas para nos substituir a todos e fazer deste um concelho melhor”, concluiu.