Executivo recebeu comunidade educativa no arranque para o novo ano letivo

12 Setembro 2019

O executivo da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, reuniu, hoje, dia 12 de setembro, a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Escalada de Pampilhosa da Serra (docentes e não docentes), assim como os colaboradores do Município afetos à área da educação. A cerimónia de receção, decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal com o desígnio de estreitar relações entre todos os que no próximo ano letivo têm a importante missão de assegurar condições ideais no que toca à educação e ensino das crianças e jovens Pampilhosenses.

Na véspera do inicio simbólico do novo ano letivo no concelho de Pampilhosa da Serra, a cerimónia contou com a presença dos alunos que, no ano letivo anterior, foram considerados os melhores dos respetivos anos de escolaridade, em “reconhecimento do enorme esforço que fizeram”, tal como salientou José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.

Num dia que se reveste de especial importância para os docentes recém-chegados, José Brito expressou que a cerimónia se assume, desde logo, como “um sinal da nossa parte de que colaborando, fazendo as coisas em conjunto, com certeza que o ano correrá melhor”.

Tendo em consideração que Pampilhosa da Serra é um dos concelhos com maior área territorial da região centro, com cerca de 400km2 divididos por 109 aldeias, é natural que a população estudantil esteja muito dispersa e que, por esse motivo, os desafios no que toca à educação sejam acrescidos. Por esse motivo, o autarca explicou que o “Município tem tomado iniciativas que visam minimizar o esforço dos pais e motivar os alunos”, com resultados comprovados no que toca à “eficiência dos transportes” ou às atividades extracurriculares. “A nossa missão é apenas e só ajudar a que tudo corra bem. É essa que tem sido a nossa atitude”, completou José Brito.

Depois de agradecer ao Município e a colaboradores docentes e não docentes, por “toda a colaboração com o agrupamento”, Marta Gonçalves, atual presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas, dirigiu a sua intervenção aos alunos, considerando que “é por eles que estamos cá e que tentamos dar o nosso melhor.”

Momentos antes da apresentação individual de todos os membros do executivo e da comunidade educativa presentes, Daniela Silva adotou o papel de porta-voz dos alunos e explanou alguns dos fatores que os jovens consideram fundamentais para garantir uma “escola de qualidade”, em resposta ao repto lançado pela Vereadora da Câmara Municipal, Alexandra Tomé. A “colaboração e envolvimento da comunidade educativa e da família”, “atividades extracurriculares que vão ao encontro dos gostos dos alunos” e o olhar atento para “os sentimentos e interesses pessoais de todos os alunos”, foram alguns dos fatores referidos.