Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Município prossegue combate à vespa asiática

Geral
Cmps vespa velutina 04  1 1024 2500
03 Setembro 2019

O Município de Pampilhosa da Serra encontra-se a acompanhar atentamente a situação da Vespa Asiática em toda a área do concelho. Desde o final do mês de julho foram identificados 64 ninhos desta espécie invasora, sendo que 51 dos quais estão já neutralizados.

Com recursos próprios, o Município tem conseguido proceder à eliminação dos diversos ninhos identificados, encontrando-se já a definir estratégias para uma célere neutralização dos restantes ninhos ativos.

Desde já, o Município agradece a todos os que ajudaram a localizar os ninhos identificados, sendo essa uma tarefa fundamental para uma intervenção rápida e eficaz. Reconhecendo a pertinência do combate à vespa asiática, os serviços florestais da autarquia continuarão recetivos a todos os alertas que daqui em diante forem emitidos relativamente à localização de eventuais ninhos.

Recorde-se que a vespa asiática é de tamanho superior e mais escura do que a vespa comum, e com apenas uma lista amarela no abdómen - não confundir com a vespa crabro que é ainda maior mas com o abdómen todo amarelo e que não representa uma ameaça.

Uma vez que não tem predadores naturais, a vespa asiática coloca em perigo a biodiversidade, as abelhas e consequentemente a polonização, ou até mesmo a segurança das pessoas.

Nesse sentido, a estratégia do Município passa por continuar a colaborar, estar atento e disponibilizar meios, ainda que o empenho e dedicação de todos seja igualmente importante para um combate eficiente a este flagelo.

image title

Partilhar