Encontro Cultural 'Quinta da Feteira – Memórias do Património Pampilhosense'

21 Agosto 2019

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo de Amigos do Património Cultural e Ambiental Pampilhosense, promoverá, em parceria com a Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, um encontro cultural, nesta ocasião dedicado à Quinta da Feteira, uma propriedade agrícola particular – com cerca de 50 hectares – da qual fazem parte um casario e uma capela em ruínas.

Subordinado ao tema “Quinta da Feteira – Memórias do Património Pampilhosense”, o encontro será realizado no dia 24 de agosto, pelas 15h00, na Biblioteca Municipal Dr. José Fernando Nunes Barata, estando a abertura da sessão a cargo de Alexandra Tomé, Vereadora da Câmara de Pampilhosa da Serra. A sessão contará ainda com palestras de Ana Paula Branco e Nuno Barata Figueira que abordarão os subtemas “A Quinta da Feteira, uma casa com história” e “Os Nunes da Quinta da Feteira, uma família de músicos, autarcas e regionalistas”, respetivamente.

Recorde-se que no ano passado o Grupo de Amigos de Património Cultural e Ambiental Pampilhosense homenageou o pároco e arcipreste Carlos Borges da Neves, personalidade incontornável da cultura Pampilhosense que desenvolveu uma vasta e incomparável obra ao serviço da igreja e das comunidades da Beira-Serra.

Estas iniciativas revestem-se de uma inquestionável importância no que diz respeito à preservação afetiva do património cultural Pampilhosense. Fomentam ainda a salvaguarda da identidade do território, através da recordação e valorização de vivências, costumes e pessoas.

quinta_feteira_cartaz