Festas do Concelho: conviver e (re)viver a tradição

19 Agosto 2019

A XXII Feira do Artesanato e Gastronomia de Pampilhosa da Serra chegou ao fim, depois de 4 dias em que se celebrou a tradição, a música, a amizade e onde “as pessoas”, foram genuinamente reconhecidas como o “melhor ativo do território”, tal como tinha salientado José Brito, Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, no dia de abertura do evento.

A esta jornada, que reuniu milhares de visitantes na Praça do Regionalismo, juntaram-se alguns dos mais aclamados artistas nacionais, tais como Rita Guerra, Anjos, David Carreira e José Cid, mas também o talento concelhio, a música popular e as exibições etnográficas mereceram o devido destaque, num programa que procurou abranger diversos tipos de gostos e faixas etárias.

O evento contou com mais de uma centena de expositores, oriundos de várias partes do país, assinalando a vontade de ter no recinto artesanato genuíno e variado, representativo do que de melhor se faz em território nacional a este nível. Também as oito freguesias do concelho estiveram representadas, mostrando aos visitantes o distinto conjunto de atrativos turísticos que podem oferecer.

No que diz respeito à gastronomia, foi possível saborear muito daquilo que de melhor se pode comer na região, como o cabrito, a chanfana e o maranho, ou sobremesas com o arroz doce e a tigelada. Também a filhó espichada, como não podia deixar de ser, mereceu especial destaque no evento, através de uma barraquinha onde se confecionou esta iguaria tão típica do concelho.

Foi em torno de um espírito constante de diversão e confraternização que artesanato e gastronomia se evidenciaram como fenómenos de expressão cultural, sendo que o evento conseguiu, uma vez mais, atingir o seu maior desígnio: assegurar a sustentabilidade das tradições e manifestações culturais e valorizar os recursos do território.