Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Pampilhosa da Serra com Bandeiras Azuis e Bandeiras “Praia Acessível – Praia Para Todos”

Turismo
Img 2922 1 1024 2500
05 Julho 2019

As Praias Fluviais do Concelho de Pampilhosa da Serra receberam oficialmente as Bandeiras Azuis e Bandeiras “Praia Acessível – Praia Para Todos”, numa cerimónia realizada durante o passado dia 03 de julho e que contou com a presença do Presidente do Município, dos Presidentes da Junta de Freguesia das respetivas áreas geográficas das praias e contou com a presença de diversas entidades oficiais convidadas.


As praias têm vindo a ser regularmente distinguidas pelas entidades certificadoras, demonstrando a qualidade natural e paisagística do interior e evidenciando o esforço do Município na promoção e divulgação de um território de excelência. Para além das qualidades naturais que valem por si, durante a época balnear, os frequentadores das praias do Concelho têm à disposição um programa de atividades de educação ambiental.


A Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), é uma distinção que foi atribuída, em 2019, a apenas 35 praias fluviais a nível nacional e, onde o Concelho de Pampilhosa da Serra é o único a ter 4 praias fluviais com esta distinção.


Assim, o périplo pelas quatro praias do concelho teve início na Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra, onde foram hasteadas as bandeiras Azul da Europa e Acessível.


A praia fluvial de Santa Luzia obteve pela sexta vez consecutiva o galardão de Praia Bandeira Azul, tendo ainda recebido a de Qualidade de Ouro 2019.


Seguiu-se a Praia Fluvial de Janeiro de Baixo que merecidamente voltou a hastear este ano a Bandeira Azul. A cerimónia desenvolveu-se igualmente com a entrega da Bandeira “Praia Acessível – Praia Para Todos”.


A atribuição das bandeiras terminou na belíssima Praia Fluvial de Pessegueiro que também se viu coroada pela sexta vez com a Bandeira Azul. A cerimonia terminou com a entrega da Bandeira “Praia Acessível – Praia Para Todos” e da Bandeira Qualidade de Ouro nesta mesma praia.


O galardão Bandeira Azul da Europa é atribuído anualmente, pela Associação Bandeira Azul da Europa, às praias e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes e de informação e sensibilização ambiente. O galardão Praia Acessível, praia para todos é um prémio do Instituto Nacional para a Reabilitação atribuído por intermédio da Agência Portuguesa do Ambiente às praias que reúnam as condições necessárias para as pessoas com mobilidade reduzida. E a bandeira Praias com Qualidade de Ouro 2019 é um galardão atribuído pela “Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza”, às praias do país cujas águas balneares apresentem melhores resultados em termos de qualidade.

image title
image title
image title
image title
image title
image title
image title

Partilhar