“Oliveira do SNS” plantada no Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra

21 Maio 2019

Foi hoje plantada a designada “Oliveira do SNS”, no Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra, em resposta ao convite formulado pela Liga do Amigos dos Hospitais da Universidade de Coimbra – LAHUC, no seguimento da reunião do Conselho da Comunidade do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, realizada a 16 de maio, no Auditório da Biblioteca Municipal da Lousã.

O movimento cívico levado a cabo pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, em conjunto com o Sr. Coordenador do Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra, Dr. Edmilson Soares da Cunha serviu ainda para homenagear o SNS e o “saudoso Dr. António Arnaut”, que em parceria com a extinta LACH – Liga de Amigos do Hospital dos Covões, dinamizou pela primeira vez esta ação de plantação, em 2009, no Parque Verde da cidade de Coimbra, conforme explicado em nota enviada pela LAHUC.

A oliveira agora plantada, simboliza o Serviço Nacional de Saúde, devendo ser regada no próximo dia 15 de setembro, numa ação simbólica que assinalará o 40º aniversário do SNS, oficialmente implementado por António Arnaut, no mesmo dia, em 1979.

“A última vez que o Dr. António Arnaut nos acompanhou, foi a 15 de setembro de 2017, fazendo-nos prometer que tudo faríamos para perpetuar este símbolo do Serviço Nacional de Saúde”. “A esperança, o sonho e a luta para ajudar a “construir uma sociedade mais livre, justa e solidária”, foram o propósito da vida do Dr.António Arnaut”, referiu Isabel de Carvalho Garcia, Presidente da Direção da LAHUC.