Feriado Municipal - A determinação de um “povo que não desiste” em destaque na Sessão Solene

Sessao solene  site  1 1024 2500
11 Abril 2019

O Município de Pampilhosa da Serra, comemorou ontem, dia 10 de abril, o seu Feriado Municipal. A ocasião foi assinalada com a habitual sessão solene nos Paços do Concelho, dirigida pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, José Brito, e que contou com a presença do Sr. Secretário de Estado para a Valorização do Interior, João Paulo Catarino.

Após agradecer a presença de todos na sessão solene que assinalou a efeméride de acentuada “carga histórica e emblemática para todos os Pampilhosenses”, José Brito, abordou, ao longo do seu discurso, temas como os desafios dos territórios de interior, a importância das instituições concelhias, os avanços na recuperação das habitações danificadas nos incêndios de 2017, a inauguração da Área de Serviço de Autocaravanas e a homenagem póstuma a Monsenhor Nunes Pereira.

Para o autarca, de uma forma global, “já muito foi feito, mas muito mais há a fazer”, sendo que reiterou a intenção de manter o “firme desígnio de captar investimento para riqueza e emprego”, que augure um “futuro sustentável, onde seja possível inovar, viver com qualidade e ancorar projetos de vida”, no concelho.

Dirigindo-se a João Paulo Catarino, ex-Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova e atual Secretário de Estado para a Valorização do Interior, José Brito manifestou a sua preocupação relativamente ao “período final do quadro de apoio comunitário”, uma vez que os “financiamentos têm ficado muito aquém das necessidades”, mas que ainda assim não impediu o executivo municipal de avançar com “alguns projetos”, como a “ampliação da Escola Básica e Secundária” e a “requalificação do Mercado Municipal”, anunciou.

No que diz respeito à inauguração da mais recente infraestrutura de apoio ao turismo no concelho, José Brito, salientou que se trata de um espaço que visa “contrariar a sazonalidade do nosso turismo”, como forma de atrair continuamente “turistas nacionais e estrangeiros ao nosso concelho, atribuindo-lhes condições físicas e de segurança necessárias à sua permanência”. Também João Paulo Catarino enalteceu a iniciativa sugerindo que é no turismo que assenta o “motor de desenvolvimento do interior”. O ex-autarca lembrou ainda que Portugal “não é competitivo como país de sol e de praia”, a nível internacional, sendo necessário apostar mais na natureza, na paisagem e na gastronomia, longe do litoral e dos grandes centros urbanos.

Recorde-se que a Área de Serviço de Autocaravanas de Pampilhosa da Serra, resulta de uma candidatura efetuada ao programa ‘Valorizar’, do Turismo de Portugal. O acordo celebrado entre o Município de Pampilhosa da Serra e o Turismo de Portugal, contemplou assim a concessão, pelo Turismo de Portugal, do apoio financeiro para a execução do referido projeto, no âmbito da “Valorização do produto “Turismo de Natureza” e diversificação de oferta para captação e fidelização de novos públicos”, cujo investimento global se fixou nos 445.070, 00€, para uma comparticipação de 400.000, 00€ por parte do Turismo de Portugal.

A par das infraestruturas, também os eventos têm contribuído para o desenvolvimento local, “quer através da atração de visitantes, quer através da consolidação de uma imagem mais dinâmica e atrativa de Pampilhosa da Serra”, para a qual tem contribuído a nova estratégia de comunicação e marketing assente no “Centro (comercial) da Natureza”, que convida os visitantes a encontrar “tudo o que na cidade não se compra” e onde “Pampilhosa se assume orgulhosamente da Serra”. Neste contexto, José Brito, revelou que se manterá a aposta na “continuidade e na qualidade de grandes eventos, como o Seaside Sunset Sessions, a Feira de Artesanato e Gastronomia e o Pampilhosa da Serra – Inspira Natal que, ano após anos, têm atraído milhares de pessoas ao nosso concelho”.

A sessão solene ficaria ainda marcada pela homenagem póstuma a Monsenhor Nunes Pereira. A Câmara Municipal decidiu agraciar com a Medalha de Mérito Municipal, o padre e artista natural de Fajão, “acérrimo defensor da cultura do seu povo” e “uma das personalidades mais marcantes da nossa história”, recordou José Brito.

A distinção foi simbolicamente recebida pelo reitor do Seminário Maior de Coimbra, Nuno Santos, que num discurso emocionado afirmou que Monsenhor Nunes Pereira, é “um nome que é maior do que uma terra e que é maior do que um tempo”. “Porque recordar significa trazer ao coração”, esta homenagem, para o reitor do seminário, coloca este homem “no lugar mais certo”. José Brito sublinhou ainda que a vida do monsenhor “foi um exemplo de sabedoria, sensibilidade, humanidade e amor às suas raízes”.