Crianças de Pampilhosa da Serra embarcam em 1001 aventuras!

Ação Social
04 Julho 2008
Acção e diversão os adjectivos que melhor descrevem a XIX edição do programa de ocupação de tempos livres "Julho em Acção, um Mês de Diversão" que iniciou ontem no concelho de Pampilhosa da Serra.

Trata-se de um programa dinamizado pelo Município de Pampilhosa da Serra em estreita parceria com o ATL da Caritas Diocesana de Coimbra, com a Ludoteca/Biblioteca "Pampilho" e com a Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, assumindo-se como uma resposta social para crianças e também para as suas famílias na medida em que as actividades são orientadas para a ocupação de tempos livres de forma acompanhada.

Assim, sob o pressuposto de que a brincar também se aprende e considerando que este ano se comemora o Ano internacional do Diálogo Intercultural, o tema escolhido para a edição deste ano, foi "Saberes, Culturas... 1001 Aventuras!". Pretende-se abordar a temática de uma forma lúdico-pedagógica permitindo às crianças interagirem e participarem activamente em todas as actividades propostas.

E são diversificadas as actividades que incluem o programa deste ano. Destacamos, o workhsop de dança dinamizado por um profissional e onde serão monitorizadas danças de diferentes culturas, promovendo assim a dança como forma de comunicação intercultural; a oficina "À descoberta de Saberes e Culturas!" que privilegia os jogos interactivos e educativos que apelam para o diálogo entre as diferentes culturas e saberes funcionando também como espaço de expressão plástica, numa lógica de complemento da actividade desenvolvida no workshop de dança pela construção de cenários, guarda-roupa e instrumentos musicais adequados às diferentes culturas.

Refira-se ainda, a Hora do Conto preparada tendo em conta as orientações do Plano Nacional de Leitura e o tema base do programa.

As actividades desportivas também vão ter o seu lugar de destaque através de oficinas semanais de Desporto da dinamização de jogos aquáticos na Piscina Municipal, duas vezes por semana. Esta semana teremos uma sessão especial de Volei, realizada no âmbito do evento Gira Volei e que contará com a presença dos atletas Miguel Maia e João Brenha.

São, portanto, válidos os motivos para que as crianças Pampilhosenses participem neste programa, cujo carácter social é garantido pela cedência de transporte gratuito a algumas localidades do concelho; almoço a preço de cantina escolar, entrada gratuita e transporte nos passeios realizados para fora do concelho.

A cerimónia de abertura contou com a presença da Sr. Vereadora do Município, Dr.ª Alexandra Tomé, que além de ter desejado a todas as crianças que este programa fosse realmente o Julho das mil e uma aventuras, alertou também as crianças e jovens para a necessidade de respeitarem todos os monitores que os vão acompanhar durante o programa.

Foram assim, iniciadas as actividades, faltando cumprir apenas 1000 aventuras.