Homenagem aos Avós do Concelho

Ação Social
30 Julho 2008

No âmbito das comemorações dos 700 anos do concelho de Pampilhosa da Serra, o Município não podia ficar alheio aos mais idosos, prestando uma homenagem aos avós deste concelho.

Decorreu durante toda a semana (de 21 a 25 de Julho) um conjunto de actividades que pretenderam proporcionar um leque de ofertas socioculturais e de lazer aos do concelho, bem como destacar o seu importante papel na sociedade.

Na segunda-feira deu-se o arranque da semana com uma tarde dançante que envolveu cerca de 60 avós dos 56 aos 84 anos, que participaram activamente nas actividades de animação propostas, terminando com uma sessão de ginástica ao ar livre, "Liberta a Ginástica que há em ti - classe sénior".

No dia seguinte privilegiou-se a informação prestada pela GNR - Destacamento da Lousã e Comando dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, tendo-se alertado e divulgado estratégias para evitar burlas, abusos e assaltos, bem como cuidados a ter ao nível da auto-protecção.

Na quarta-feira reviveu-se no auditório Monsenhor Nunes Pereira, um clássico do cinema Português, assistindo-se à comédia "O Pai Tirano".

O dia dos avós comemorou-se na quinta-feira (24 de Julho), sendo assinalado com a entrega pelas crianças participantes em programas de ocupação de tempos livres e em frequência de creche e Jardim de Infância, de 300 flores pelas Instituições Locais (Santa Casa da Misericórdia de Pampilhosa da Serra, Centro de Dia de Fajão, Lar da Associação de Solidariedade de Dornelas do Zêzere, Centro de Saúde e Comunidade).

Ainda no decurso do programa de tempos livres " Julho em Acção, um Mês de Diversão", uma avó da comunidade dinamizou a oficina de culinária "As delícias da Avó".

Assinalando ainda este dia, inaugurou-se a exposição "A criatividade na maior Idade" dando a conhecer os trabalhos que os idosos desenvolvem nas instituições em que se encontram, demonstrando que a criatividade é transversal a todas as idades.

A semana encerrou com mais uma sessão de "Liberta a Ginástica que há em ti - classe sénior" no idílico cenário da barragem de Santa Luzia. À tarde realizou-se o torneio de sueca no átrio da Câmara Municipal, promovendo o convívio e competição salutar.

Do balanço da semana e do nível de participação atingido, considera-se que os objectivos propostos foram alcançados tendo contribuído para tal, para além da participação da comunidade, a colaboração das instituições com intervenção com idosos no concelho.