GOP´s e Orçamento Municipal 2019

07 Novembro 2018
O executivo de Pampilhosa da Serra aprovou, no passado dia 29 de setembro, em reunião ordinária da Câmara Municipal, a proposta de Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP´s) para o ano 2019.

O valor previsto no orçamento, a executar no próximo ano é de 14 364 283 €, o que representa um decréscimo de 5 170 937€ relativamente ao ano transato, justificado pelo facto de algumas obras se encontrarem em fase final de execução: Requalificação da Escola EB1; Construção do Mercado Municipal e Construção do Parque de Caravanas.

Contudo, este valor está ainda fortemente relacionado com a construção dos equipamentos e infraestruturas municipais danificados pelos incêndios de junho e outubro de 2017. O surgimento destas catástrofes, forçaram a reorientação dos planos de investimento, no sentido de dar uma resposta eficaz às ocorrências registadas. É de salientar, também, que parte deste valor será destinado ao Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Pampilhosa da Serra – PERU, que prevê a Reabilitação de Edifícios e de Bens do Domínio Público.

O controlo da dívida global, bem como a seletividade da despesa municipal, continuam a ser vetores centrais deste orçamento municipal. As medidas, meios e métodos para que a vida dos Pampilhosenses seja melhorada estão enunciadas, sobretudo, nos seguintes eixos estratégicos: coesão social; economia; emprego; cultura; educação; turismo e desenvolvimento. Nesse sentido e para que haja uma harmonização do plano estratégico, estas áreas de intervenção não foram descuradas, uma vez que são consideradas basilares para o crescimento e desenvolvimento do concelho.

No fundo, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o ano de 2019 do Município de Pampilhosa da Serra, traduzem as linhas fundamentais de desenvolvimento sustentável que autarquia pretende continuar a implementar, suportado por uma gestão rigorosa da despesa Pública, com o propósito maior de melhoria da qualidade de vida dos Munícipes. O documento carece agora de aprovação em Assembleia Municipal, em data a designar.