IV Open Internacional de Xadrez de Pampilhosa da Serra recebeu 110 participantes de 12 nacionalidades.

DesportoTurismo
15 Outubro 2018
Ontem, dia 13 de outubro, decorreu o IV Open Internacional de Xadrez de Pampilhosa da Serra, uma iniciativa do Grande Mestre António Fernandes, com a colaboração do Município de Pampilhosa da Serra e da Federação Portuguesa de Xadrez.

Após as edições de 2010, 2011 e 2012, este prestigiado evento da modalidade regressou assim ao concelho serrano, com um total de 110 inscritos, de 12 nacionalidades distintas.

“Tive jogadores que me ligaram dos EUA, de Espanha, da Polónia e de outros países para virem jogar à Vila de Pampilhosa da Serra, o que significa que este concelho, é já um marco da modalidade”, salientou António Fernandes, Grande Mestre de Xadrez (título máximo atribuído pela Federação Internacional).

Para o Campeão Nacional em título, este é um “torneio de excelência”, que coloca Pampilhosa da Serra num patamar de referência no panorama internacional da modalidade. Os 8 participantes com o título de “Grande Mestre” presentes nesta edição, são exemplo disso mesmo, sendo que um deles, o Espanhol Daniel Nieto, viria mesmo a consagrar-se como o grande vencedor do torneio.

Contudo, neste torneio participaram jogadores de todas as idades, profissionais, amadores e das mais diversas posições do ranking. Nesse sentido, houve uma preocupação clara, por parte da organização, de premiar diferentes categorias de participantes, tais como escalões etários juvenis, a melhor classificação feminina, o melhor veterano, a melhor equipa, entre outras.

Mas nem só de Xadrez se tratou esta 4ª edição. No decorrer do evento, com o intuito de o tornar mais inclusivo e para que os acompanhantes dos participantes pudessem descobrir parte do território Pampilhosense, o Município proporcionou-lhes uma visita a alguns pontos turísticos do concelho, como a Barragem de Santa Luzia, a Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra ou o Museu Municipal.

1__1_
1__2_