Executivo reuniu comunidade escolar em cerimónia de receção

13 Setembro 2018
“A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar de jogar e de falar.” O célebre poema de Loris Malaguzzi, “As Cem Linguagens da Criança”, representado neste pequeno excerto, lançou o repto para o ano letivo que se avizinha, tendo sido entregue a cada um dos docentes e colaboradores do Agrupamento de Escolas, Escalada de Pampilhosa da Serra, aquando da cerimónia de receção, realizada na manhã de hoje, no salão nobre da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra.

Entre outras coisas, o poema pretende transmitir que o conhecimento não pode estar separado do mundo e que, para ter significado e gerar aprendizagem, precisa de ser contextualizado com a realidade das crianças, neste caso específico. Foi também nesse sentido que, na abertura da sessão, Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, apelou à necessidade de professores e colaboradores se envolverem e aproximarem da comunidade, “para além das aulas” considerando ser um fator essencial para o “sucesso dos alunos do concelho e consecutivamente para o sucesso do Município.”

Tendo em conta que Pampilhosa da Serra é um dos concelhos com maior área territorial da região centro, com cerca de 400km2 divididos por 109 aldeias, é natural que a população estudantil esteja muito dispersa e que, por esse motivo, os desafios no que toca à educação sejam acrescidos. No entanto, Jorge Custódio, salienta que a educação é “um dos setores onde a Câmara Municipal deposita maior confiança e onde deposita, também, muito capital financeiro e humano”. Este investimento advém da tentativa de estreitar a ligação entre a Escola e a Câmara Municipal, uma vez que “o Município considera que se não apoiarmos a nossa escola, o corpo docente e os alunos, podemos cair no erro de perder esta massa jovem”, referiu.

À entrada para o novo ano letivo, esta sessão de boas-vindas, configurou-se como uma tentativa de aproximar docentes e colaboradores do agrupamento de escolas àquilo que é a realidade do Concelho e também para lançar o repto aos professores do agrupamento para que sejam, assim como em anos anteriores, “a alavanca dos sonhos dos alunos”, tal como avançou a Dra. Alexandra Tomé, Vereadora do Município de Pampilhosa da Serra e responsável pelo pelouro da educação.
WhatsApp_Image_2018-09-13_at_12