Apresentação dos novos veículos dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra

13 Agosto 2018
No passado Sábado, decorreu a cerimónia simbólica de entrega de dois importantes veículos aos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra. A referida cerimónia contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa, José Brito, do Dr. João Ramos, Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra e de duas representantes do grupo Jerónimo Martins, que se associou a esta causa.

Um dos veículos entregues, o VFCI – Veículo Florestal de Combate a Incêndios, resultou de uma candidatura da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra ao Portugal 2020 (fundos sociais europeus), cuja comparticipação se traduziu em 75% do valor total, sendo que o restante foi assegurado pela referida Associação, através de fundos próprios. O veículo VAPA – Veículo de Apoio Alimentar, adveio de um donativo de cerca de 35 000€ por parte do grupo Jerónimo Martins, complementado por um montante a rondar os 5 000€, generosamente oferecido pelo movimento Todas Pelas Aldeias, criado em junho do ano passado após os incêndios.

Na sequência da conjugação de esforços e vontades que permitiu a entrega de ambos os veículos, José Brito, referiu que “para defender o melhor possível as nossas gentes e os seus bens são precisos equipamentos, mas para haver equipamentos é também necessário haver pessoas com esta disponibilidade para ajudar.” Desta forma, enalteceu de forma especial, o donativo do grupo Jerónimo Martins ao salientar que por vezes “há empresas que tiram valor deste território e se esquecem que nós existimos. O grupo Jerónimo Martins não tem aqui nenhum interesse especial e por isso ainda se deve valorizar mais esta atitude.” No mesmo sentido, João Ramos, destacou o contributo do movimento “Todas Pelas Aldeias”, como um “verdadeiro exemplo de como o regionalismo pode funcionar em prol de causas como esta”.

Se é verdade que os incêndios do ano transato deixaram uma marca pesada, não é menos verdade que todos os esforços estão a ser efetuados no sentido de “reerguer o território e ter uma atitude forte no sentido de fazer coisas que demonstrem que se vive aqui com segurança”, como frisou o líder do executivo Pampilhosense. José Brito, aproveitou ainda a ocasião para destacar a aposta contínua que o executivo continuará a fazer neste território tão bonito, nomeadamente em eventos que lhe deem vida”. Relativamente às habitações afetas pelos incêndios de junho e outubro do ano transato, salientou que “todas vão ser reconstruídas, algumas com a ajuda do estado, outras com a ajuda da autarquia”.

No rescaldo da cerimónia, o Sr. Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra, João Ramos, referiu que “são momentos como este que fazem com que todo sacrifício dos bombeiros seja reconhecido pela sociedade. De facto, a entrega das viaturas constituiu-se, também, como uma oportunidade para homenagear a corporação 0621 de Pampilhosa da Serra, não só por aquilo que fizeram nos incêndios do ano passado, mas acima de tudo pela coragem e profissionalismo com que têm defendido o território e as suas gentes, desde a sua fundação em 1969.
IMG_1229_edited