Projeto “Empreende” como aliado no combate à desertificação

Ação Social
25 Julho 2018
A RuralVive, agência para o desenvolvimento rural, trouxe, hoje, ao Município de Pampilhosa da Serra, questões amplamente debatidas na esfera pública relativas à desertificação do interior, numa sessão de apresentação aberta, onde se procuraram identificar alguns desses problemas e também encontrar soluções passíveis de serem executadas a curto / médio prazo.

No discurso que inaugurou a sessão, Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, referiu que é importante “tentar perceber o que é que podemos fazer por este nosso interior”, uma vez que se não se tomarem medidas palpáveis, se o estado não for mais arrojado, “todo o interior pode estar em risco, não só a Pampilhosa da Serra.”

Partindo deste mote inicial, Cristina Oliveira, fundadora da RuralVive, procurou elucidar os presentes, relativamente aos moldes em que sua organização se poderá traduzir numa mais valia para o nosso Concelho, nomeadamente ao potenciar oportunidades de negócio, através de um acompanhamento consistente, assente em 3 fases: Capacitação; Inovação e desenvolvimento.

Na prática, a RuralVive, através da implementação do projeto “Empreende”, em Pampilhosa da Serra, possibilitará o acompanhamento, desde a conceção da ideia até ao lançamento no mercado, a todas as pessoas que tenham projetos empreendedores, fundamentalmente em áreas como a agricultura familiar, o turismo rural, de natureza ou gastronómico, e na área do artesanato.
Deste modo, o programa “Empreende”, destina-se a pequenos agricultores, a desempregados, a jovens à procura do primeiro emprego e a todas as pessoas que queiram instalar-se no meio rural, nomeadamente no Concelho de Pampilhosa da Serra, sendo que para isso tenham de ter uma ideia inovadora e acima de tudo executável.

Para dar a conhecer a sua ideia, deverá contatar a Dra. Verónica Marques, do gabinete de Ação Social do Município, que posteriormente fará a ligação com a RuralVive, na pessoa da Dra. Crisitina Oliveira.

Em suma, com este projeto, pretende-se tornar o territóriode Pampilhosa da Serra, marcado pela desertificação, num espaço mais empreendedor, criativo e inovador, captando novos públicos e reforçando o espírito empresarial local através da oferta de serviços de capacitação e apoio à implementação de novos projetos e ideias de negócio.