Passar para o Conteúdo Principal
 
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C

Logótipo Pampilhosa da Serra

 

Pampilhosa da Serra - Educação pré-escolar para Aprender, Brincar e Crescer.

Educação
Aprender brincar e crescer website post 1 1024 2500
25 Julho 2018

Na sequência da experiência desenvolvida em parceria entre a Direção-Geral da Educação, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Bissaya Barreto, o ISCTE, a Universidade de Coimbra e o Alto Comissariado para as Migrações, nasce em Pampilhosa da Serra o Grupo Aprender, Brincar e Crescer.

O projeto, que já funciona em países como a Inglaterra, a Holanda ou a Austrália, tem vindo a revelar-se um sucesso, e tem por base uma experiência piloto delineada a pensar nas crianças que não estão integradas na educação pré-escolar. Denominados como Playgroups no contexto internacional e como Grupos Aprender Brincar Crescer (GABC) no contexto nacional, estes grupos pretendem facilitar a inclusão social das crianças promovendo o seu desenvolvimento global. Pretendem ainda, e acima de tudo, que se fomente a aprendizagem natural da criança através do brincar e que se promovam interações entre todos os participantes (crianças e adultos).

Trata-se, no fundo, de uma resposta educativa inovadora, alargada agora aos territórios mais distantes dos grandes centros urbanos, designadamente à Pampilhosa da Serra. Os participantes reúnem-se, gratuitamente, num espaço próximo deles e em ambiente acolhedor para aprender, brincar e crescer.

A experiência iniciou recentemente, em Pampilhosa da Serra, e está a ser bem-recebida por crianças e cuidadores que na interação grupal, no brincar e no espírito de partilha têm aprendido e crescido juntos. Aberto a cuidadores e crianças que pretendam usufruir destes momentos de partilha e aprendizagem, as sessões decorrem às quartas feiras, no período da manhã. Para qualquer informação ou assunto poderão contactar a Ludoteca Pampilho ou o Gabinete de Educação.

Partilhar