Pampilhosa da Serra implementa programa de respostas integradas com a colaboração do IDT

Ação Social
16 Janeiro 2009

No passado dia 30 de Dezembro, foi assinado em Pampilhosa da Serra o protocolo de colaboração que uniu o Centro de Respostas Integradas do Instituto da Droga e Toxicodependência - Delegação de Coimbra liderado pelo Dr. Joaquim Borges, o Município de Pampilhosa da Serra, o Agrupamento Vertical Escalada de Pampilhosa da Serra, a Associação de Pais e Encarregados de Educação de Pampilhosa da Serra e o Centro de Saúde de Pampilhosa da Serra, num grupo de trabalho denominado Grupo Territorial das Dependências.

Trata-se de um protocolo que visa implementar um programa de prevenção das dependências no concelho de Pampilhosa da Serra tendo em conta os problemas que vão sendo registados ao nível do consumo de álcool, estupefacientes e tabaco.

O protocolo, fruto de um trabalho de articulação e parceria entre a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco e a Rede Social de Pampilhosa da Serra, visa acções como formação na área das dependências para os técnicos, com especial relevo para os docentes e técnicos de saúde.

O modelo de planeamento, instrumento de trabalho do grupo, visa ainda a aplicação de modelos de prevenção junto dos alunos, a criação de mecanismos de proximidade entre os cidadãos e as unidades de tratamento, entre outras.

Segundo a Vereadora da Acção Social do Município, Alexandra Tomé, "pretende-se sobretudo apostar na prevenção junto das crianças e jovens intervindo de forma transversal junto dos alunos que frequentam os anos de escolaridade do 1.º ao 3.º ciclos. Esta intervenção será realizada de forma sistemática, consertada, adaptada e prolongada no tempo educando para a aquisição de competências sociais e pessoais que entendemos serem a base da nossa convivência em sociedade".

Neste sentido, conta-se que todas as entidades locais abracem este projecto que é inovador para o concelho, cabendo também à comunidade e essencialmente aos pais e encarregados de educação um papel importante que passa por manterem-se atentos ao comportamento dos seus filhos procurando educá-los para a cidadania, isto é, para a tomada responsabilidade, para uma boa auto-estima, para o cumprimento de regras e para a importância de saber dizer Não. Aspectos considerados relevantes para a prevenção das dependências.

Este é mais um projecto levado a cabo pela parceria local numa lógica de contribuir para o desenvolvimento social e territorial do concelho de Pampilhosa da Serra.